Bomba de água – Qual é a ideal para um poço artesiano?

Escrito por

 Bomba de água

 

Pergunta ao Especialista: Qual a Bomba de água ideal para um poço artesiano com 24 metros de profundidade e para jogar a água a uma altura de 7 metros.

Resposta:

Caro Albano na verdade creio que você precisa de uma bomba para um poço semi-artesiano, pois, o poço artesiano não necessita de conjunto motor bomba.

Poço Semi-Artesiano é um poço perfurado com diâmetro pequeno, que possui uma grande profundidade e que para elevar a água até a superfície é necessário uma bomba d’água.

Porque não se pode utilizar uma Bomba Centrifuga ou Centrifuga auto-aspirante em um poço semi-artesiano?

Bomba de água injetor

 

 Bomba de água Centrífuga e Centrífuga auto-aspirante tem a sua altura máxima de sucção (que é a altura máxima ao qual a bomba consegue conduzir a água para a superfície) em média de 10 metros e geralmente a profundidade do poço semi-artesiano é sempre superior a esta mencionada sendo necessário o uso de Bombas ejetoras ou injetoras.

Para saber qual a melhor bomba é preciso dimensionar

Para que você saiba qual é a Bomba ideal para a sua instalação é necessário que se faça um dimensionamento, e como você informou no email a altura manométrica sucção e a altura manométrica de elevação, vamos dimensionar e encontrar a bomba ideal para a sua instalação.
Veja nosso post sobre como dimensionar a bomba d’água para mais detalhes.

É importante que você saiba que cada fabricante tem a sua tabela de dimensionamento específica, então eu indicarei uma bomba Ejetora da marca Dancor, pois tenho um poço semi-artesiano em minha casa com profundidade de 40 metros.
Utilizo a bomba da marca Dancor há seis anos e nunca tive qualquer tipo de problema em minha bomba, considero uma excelente marca a ser adquirida.

Problema: Transportar água de um poço com 24 metros, e um nível dinâmico de 16 metros de profundidade para um reservatório superior com desnível de elevação de 7 metros.

Nível Dinâmico: é a profundidade o qual ficará posicionado o ejetor, pois ele não ficará no fundo do poço.

Vazão Desejada: suponhamos que a vazão desejada é de 1m³/hora, ou seja, 1.000 litros/hora.

Então consideramos a AMS (altura manométrica de sucção) com 16 metros de altura.

Bomba de água injetor - tabela de modelos

tabela de modelos de bomba d’agua

OBS: Não estou levando em consideração os desvios e conexões utilizados na tubulação de elevação, pois não me foi informado, esses fatores elevarão o esforço da bomba dando uma sensação de altura um pouco maior para a bomba.

Então se temos uma AME(altura manométrica de elevação) de 7 metros , podemos considerar de forma geral que temos uma AME de 9 metros .

Selecionando o modelo da bomba observando a tabela anterior com os dados informados da instalação:
Na coluna “Nível dinâmico 16 metros”, procuramos a vazão requerida que é de 1.000 litros/hora, encontramos e consideramos o valor mais aproximado de 1,45m³/hora que é igual a 1450litros/hora.

Constataremos que a elevação máxima disponível é de 13 metros,ou seja o PK(pressão de descarga em metros para vazão indicada) que está acima da AME calculada anteriormente de 9 metros .

Então concluímos que o modelo de Bomba selecionado é o modelo EP 2-0 M (Monofásico) de 1/3 cv (cavalo vapor) com ejetor n° 2-0.

Aproveitando o desenho na pagina anterior você pode ter uma noção das informações administradas e de como ficará a sua instalação.

Bom assim dimensionamos a bomba de acordo com altura de sucção e altura de elevação mencionada no problema.

Espero que eu tenha ajudado.

Instrutor Daniel Ferreira

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Matthew Townsend