Boilers: Agora Mais Econômicos

Escrito por

 

Os novos modelos de boilers permitem que diversos pontos sejam aquecidos e distribuídos simultaneamente com economia.

Utilizado em diversas residências e comércios, o boiler elétrico possui muitos benefícios que garantem conforto a quem usa, sendo um equipamento de alto desempenho para armazenar água, aquecê-la, controlar a pressão e distribui-la para os pontos de saída simultaneamente.

A água quente pode sair de vários chuveiros da casa e até mesmo das torneiras e mesmo assim, os modelos de boilers atuais economizam energia porque a resistência ligada ao aquecimento é automaticamente desligada quando a água atinge a temperatura desejada e o revestimento térmico isola o calor para não dissipar, consumindo a eletricidade apenas quando necessário.

Mesmo que haja uma variedade de equipamentos, é preciso ficar atento às instalações do projeto hidráulico do ambiente, já que o sistema depende de tubulações destinadas à água quente e devem ser posicionadas de forma a receber construções adequadas ao aquecedor central.

O posicionamento da peça precisa ser o mais próximo possível dos pontos de saída de água, para evitar qualquer perda de calor pelo caminho.

A posição centralizada é ideal quando há muitos destinos de saída da água. Um bom consultor da empresa responsável irá ajudar com a arquitetura desse projeto hidráulico e instruções.

Como Funciona um Boiler

banheiraEles funcionam como grandes tanques de água e são feitos de materiais isolantes para manter a temperatura aquecida o máximo de tempo possível.

Para que isso funcione, o sistema precisa de energia – que pode ser elétrica, a gás ou solar.

O sistema conta também com canos de material especial para continuar controlando a água quente até chegar ao local de destino, com a perda mínima do calor.

Para que o funcionamento seja perfeito, a estrutura do boiler precisa ser em chapas de aço inox ou qualquer material semelhante que garanta resistência e durabilidade.

O isolamento deve ser feito de forma minuciosa para que a economia fique garantida durante todo o uso.

Ainda assim, é aplicado um revestimento externo para proteger o equipamento de qualquer variação de temperatura externa.

Boilers: Diferentes Formas de Aquecimento

Aquecimento Elétrico

Com o boiler no posicionamento central, ele aquece determinado volume de água e mantém em um reservatório, que tem o tamanho de acordo com a casa, número de pessoas e cômodos.

Assim que a água estiver aquecida, é distribuída através dos canos que ligam as torneiras, chuveiros e piscina.

Há a possibilidade de instalar um timer que aciona esse sistema e aquecimento em determinado horário, deixando o boiler desligado enquanto a casa está vazia e economizando energia.

Aquecimento por Energia Solar

boiler solarA importância desse equipamento cresceu com a possibilidade de utilizar energia limpa e renovável com a opções do boiler que captam energia solar.

O funcionamento desse sistema consiste em placas de vidro colocadas no telhado voltada ao norte, para captar ainda mais a luz do sol. Atrás delas, há fios de água fria que recebem a radiação dos coletores convertida em calor.

Isso segue para o boiler através da tubulação de cobre, que mantém o calor por mais tempo, ficando própria para o uso.

Ele vem acompanhado de uma resistência elétrica que ativa a fonte de energia alternativa caso a solar não tenha sido captada suficientemente.

A principal atenção que se deve ter a esse sistema é sua posição na casa, porque é necessário que a incidência solar esteja sempre presente para o funcionamento.

Aquecimento de Água à Gás

piaCom o custo da instalação mais baixo e o benefício de alta garantia, é um dos equipamentos de aquecimento mais usados nas principais capitais.

O aquecimento a gás pode ser de passagem: funciona quando o gás é acionado assim que a torneira é aberta e acaba gastando menos gás e mais água.

Esse tipo de aquecimento faz com que a água circule pelo queimador e seja aquecida, o que pode ser suficiente para chuveiros e torneiras, mas um pouco mais demorado para volumes grandes como piscina.

O aquecimento por acumulação é combinado ao boiler.

Geralmente é utilizado em prédios e costuma ser mais rápido que o sistema anterior por sempre manter um pouco de água quente em seus interiores para que ela chegue mais rápido quando o ponto for acionado.

É um pouco maior do que o outro sistema e permite que sejam atingidos mais destinos para a água.