Boia da Caixa D’água Sofre Excesso de Pressão

Escrito por

A boia da caixa d’água da minha residência não suporta a pressão de água da rua, como posso resolver este problema?

Como Funciona a Boia de Caixa D´Água

A torneira de bóia (bóia da caixa d’água) é um dispositivo de controle de nível que controla a entrada de água no reservatório (caixa d’água), ela mantém o nível de água no nível operacional do reservatório (nível máximo que o reservatório pode ser cheio) evitando assim o transbordamento da água.

A torneira de bóia é um registro comandado por bóia, para instalação na alimentação do reservatório predial, destinado a interromper a entrada de água quando atingir o nível operacional máximo previsto no reservatório.

A torneira de bóia é utilizada quando o abastecimento é feito por gravidade (apenas com a pressão de água fornecida pela concessionária local e sem o auxílio de bomba d’água).

OBS: Nunca use torneira de boia se o reservatório superior (caixa d’água) for alimentado por uma bomba d’água.

boia caixa d´água

O funcionamento da torneira de boia deve ser perfeito, ou seja , quando o reservatório estiver cheio, a boia deve interromper a entrada de água.

Mas em algumas localidades a pressão de água é tão grande que alguns modelos de torneira de boia não suportam essa pressão.

 

Comportamento da Torneira de Boia com Alta Pressão de Água

boia caixa d´águaObserve que neste caso o nível da água ultrapassou a torneira de bóia, isso quer dizer que a bóia não interrompeu a entrada de água no reservatório.

Para amenizar este problema instalamos um extravaso (ladrão) que irá conduzir o excesso de água para um local escolhido, como na figura ao lado.

OBS: O diâmetro do extravasor (ladrão) deverá ser maior que o diâmetro do alimentador predial (tubulação que alimenta o reservatório superior), isso irá proporcionar a vazão necessária para impedir que o reservatório transborde.

Porém essa alternativa é apenas uma solução emergencial.

Como resolver este problema?

1°- Substituir a torneira de bóia atual por uma que suporte uma pressão de água maior, as chamadas torneiras de bóia para uso industrial, pois elas resistem bem a pressões maiores dependendo da marca e modelo, é necessário verificar a pressão de água de rede antes de efetuar a compra da bóia.

boia caixa d´água

2° – Podemos também instalar uma válvula redutora de pressão no alimentador predial (tubo que alimenta o reservatório), essa válvula regula a pressão de acordo com a necessidade.

Ela possui um parafuso de regulagem manual, que será regulado de acordo com a vontade do usuário.

valvula redutora de pressão caixa d´águaVálvula Redutora de Pressão  “Conexão: 3/4”

Características:

* Corpo em latão DIN 17660 cromado
* Roscas fêmea BSP
* Pressão máxima de entrada: 15 ATM * Pressão de saída: 0,5 – 5 ATM

OBS: Não adianta substituir a válvula redutora de pressão por um registro de esfera ou gaveta, fechado pela metade, pois, isso não reduz pressão e sim a vazão, a pressão é constante.