BOIA da CAIXA c/ AUTOMÁTICO, como fazer a regulagem

Escrito por

Boia com automático!

 

Problema: Moro no último andar de um condomínio de oito andares, tenho sofrido com faltas constantes de água, às vezes é necessário acionar manualmente o automático de boia, o que pode estar acontecendo?

Analisei o seu caso várias vezes para chegar a uma conclusão, confesso que sem ir ao local e avaliar a situação fica muito difícil chegar a uma solução completa para o problema, porém de acordo com a minha experiência acredito que realmente esteja acontecendo um problema nesta instalação, problema este que não tem nada haver com a sua instalação interna, ou seja, a instalação interna do seu apartamento.

Primeiramente você mencionou que não é sempre que você fica sem água na tubulação.

Boia com automáticoEm seu relato não foi mencionado nenhum vazamento na instalação, e se caso houvesse, isto seria visível.

Acredito que o problema de momentânea falta de água em sua residência seja na boia automática.

A boia automática é um dispositivo que aciona a motobomba em caso de esvaziamento do reservatório, ela funciona de forma automática.

Esta bóia deve estar precisamente regulada de acordo com o nível máximo e mínimo desejado no reservatório.

Problemas comuns que ocorrem com bóia automática desregulada:

1º Pode ocorrer transbordamento do reservatório

Quando a boia automática está desregulada, ela pode não interromper o abastecimento do reservatório, levando o mesmo a transbordar.

Esta regulagem pode ser feita manualmente, de acordo com o nível de água que se quer manter o reservatório, ou seja, após a regulagem o reservatório será abastecido somente até o nível regulado, que quando o mesmo for atingido, a bomba desligará automaticamente.

Boia com automático nivelVocê mencionou que algumas vezes o porteiro precisou desligar a bomba, de fato quando o problema mencionado acontece, para que a bomba pare de funcionar, é preciso que ela seja desligada manualmente, como ocorreu.

Quando o reservatório está cheio a boia se comporta exatamente como na figura ao lado, porém se ela não estiver regulada o reservatório

Observe na figura que esta regulagem deve ser muito precisa e também testada, para verificar o perfeito funcionamento.

2º Quando a caixa d’água não enche

Quando a boia automática está desregulada, o reservatório pode esvaziar devido ao consumo residencial e não ser abastecido pela bomba d’água de forma automática, você também pode regular a boia de forma manual, a regulagem é feita de forma bem simples, observe a figura abaixo:

Boia com automático nivel llSe a boia automática não estiver regulada, mesmo nesta posição ela não irá acionar a bomba, consequentemente não abastecerá o reservatório.

Você também mencionou em seu  que às vezes fica sem água em sua residência, isto de fato coincide justamente com o problema mencionado.

Toda vez que falta água em uma residência, a tubulação se enche de ar, isto é um problema muito comum, e só com o peso de água alcançado com o abastecimento do reservatório, o ar pode se retirado da tubulação, fazendo com que o abastecimento volte ao normal.

O que eu quero dizer é que, o problema de entrada de ar em sua tubulação não tem nada haver com as repentinas falta de água, o problema realmente está no dispositivo que aciona a bomba de forma automática, ou seja, o automático de boia.

Estas boias automáticas podem apresentar outros problemas, além da falta de regulagem, um deles é o defeito de funcionamento, ou seja, se a boia estiver com problema, ela pode ligar a bomba algumas vezes sim e outras não, e também desligar a bomba algumas vezes sim e outras não, não demonstrando um perfeito funcionamento.

O que acontecerá é que o reservatório algumas vezes transbordará e outras vezes ele não será abastecido, isto é exatamente o que está acontecendo na sua residência.

Tenho um artigo em que eu ensino a fazer o teste de funcionamento das boias automáticas, segue o link para que você consulte.    http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/problemas-com-boia-eletrica/ ‎

Boia com automático  llTenho a certeza que o problema não é em sua instalação como o síndico informou, mas pode estar ocorrendo um dos problemas mencionados acima, o ideal é que você contrate um eletricista e peça para ele testar o automático de boia, e tenho certeza que este problema será resolvido.

Em relação à interligação dos reservatórios, de acordo com suas fotos enviadas, realmente aparenta que eles não estejam interligados, porém para afirmar isso com cem por cento de certeza, somente indo até o local para avaliar.
Mas de acordo com suas informações enviadas, se estes reservatórios estivessem interligados, haveria falta de água nos outros apartamentos também, pois , quando os reservatórios estão interligados , eles permanecem no mesmo nível de água, ou seja, se um estiver vazio os outros também estarão.