Boia Automática em Duas Caixas Independentes

Escrito por

Como um poço pode abastecer dois reservatórios superiores (caixas d’água) independentes utilizando uma eletro-bóia?

Trata-se de uma instalação incomum e, por isso, exige soluções especiais.

Vamos conhecê-las.

Primeira Solução

Você pode interligar os reservatórios: a bomba abastece o reservatório mais alto e o reservatório mais alto abastece o reservatório mais baixo, onde é instalada uma torneira de boia. Essa boia possibilitará o controle do nível do abastecimento, impedindo o transbordamento do reservatório.

Aqui a eletro-boia (também conhecida como boia automática) é instalada no reservatório mais alto, controlando o nível dos dois reservatórios, de modo que o reservatório mais alto só ficará cheio se o reservatório mais baixo também estiver cheio.

À medida em que o nível de água do reservatório mais baixo diminui, o reservatório mais alto o abastece por gravidade, tendendo a igualar o nível de ambos. Aqui, então, a bóia automática é acionada e liga a bomba para o abastecimento de água do reservatório da residência mais alta.

Instalação eletrica de boias automaticas

Bóia automática

torneira de bóia

Torneira de bóia

Reservatório mais alto com bóia automática:

Instalação da boia

Reservatório mais baixo com torneira de bóia:

bóia torneira

O problema desta instalação, no entanto, é que não haverá um controle de gasto de água por residência (individual) porque os dois reservatórios estarão interligados.

Esquema: Solução 1

bóias esquema 1

Para fazer esta instalação é necessário instalar uma torneira de bóia de excelente qualidade, pois é preciso evitar a passagem de água devido à pressão de água (coluna d’água) em relação ao reservatório mais alto.

Segunda Solução

A outra possível solução, que acredito ser a ideal, é realizar a instalação com duas bóias automáticas independentes uma da outra (ou seja, uma em cada reservatório) e ainda instalar torneiras de bóia em cada reservatório. Esse modelo funciona da seguinte forma:

1. As bóias automáticas são ligadas em fiações independentes, mas na mesma fase do disjuntor geral; e também são ligadas na bomba, liberando o acionamento desta bomba no caso de um dos dois reservatórios atingir o nível mínimo, que será regulado pelo usuário.