Cabo eletrico: 

Gostaria de tirar duas dúvidas.

1 – Da caixa de força externa (relógio) até a caixa de força interna devo usar qual bitola para os fios (Um eletricista me diz para usar 10 para corrente e 6 para o neutro, outro diz para usar tudo 6 para economizar).

2 – Quanto a fiação da tomada verifiquei em seu site (e em outros) a utilização de bitola 2,5 (Um eletrista me informa que é melhor usar bitola 4 pois os eletrodomésticos, etc, mudam a cada dia e no futuro a bitola de 2,5 será abolida, outro diz para usar 2,5 em tudo (incluindo chuveiro e a ligação do relógio a caixa de força interna, e um terceiro ainda me diz para usar bitola 4 em tudo (excessão relógio a caixa de força) para não ter sobra de material.

Em minha casa só possuo e só desejo possuir aparelhos elétricos básicos, TV, geladeira, máquina de lavar, etc, não possuo ar condicionado e não predendo comprar um.
Desta maneira se a bitola 2,5 for a ideal, para mim está ótimo, se for necessário “trocar no futuro” então já vou me preparando, mas agora (final de obra) a c/c e a paciência estão na UTI.
No entanto se a bitola do cabo eletrico 4 for a ideal para daqui há 2 anos, por exemplo, já a coloco agora.

André

Resposta do especialista

Caro André,

Nenhum dos Eletricistas consultados por você lembrou-se de efetuar uma projeção simples, ou seja, um pequeno projeto elétrico baseado em uma planta baixa de sua residência, onde deve constar a quantidade de luminárias e tomadas que serão instaladas.

É simples e fácil essa confecção de diagrama, no site Faz Fácil você vai encontrar a maneira correta de fazer seu projeto elétrico.

Por que isso vai facilitar seus cálculos de bitolas dos condutores?

O projeto elétrico permite o cálculo da potência total

A – Sabendo a posição correta das luminárias e das tomadas, já fica determinado qual o equipamento elétrico que ficará naquele local.

Somando-se as potências em watts das lâmpadas, tomadas e os possíveis equipamentos que serão usados, você irá determinar a potência em watts totais do seu sistema elétrico.

É essa potência total que determina qual a rede elétrica que deve funcionar na entrada de seu medidor.

Esse valor em watts varia de região para região.
Passe em uma loja de Atendimento da Operadora Distribuidora de sua cidade e peça um livreto denominado “RECON” para saber com certeza esses valores que explicam qual o medidor e rede elétrica apropriada para sua casa.

Cada estado têm regras diferentes para determinar a voltagem da rêde

B – Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, a Distribuidora LIGHT e a AMPLA diz que se a carga em watts for de 8.000 watts (8 KW) será instalada rede elétrica de 127 volts (uma fase e um neutro).

fiosUltrapassando esse valor, a rede elétrica será em 220 ou 380 volts (duas fases e um neutro ou três fases e um neutro respectivamente), dependendo da totalidade da carga em watts.

Já em São Paulo, A Distribuidora Elektro de Energia Elétrica, diz que com carga em watts de até 15000 watts (15 KW) a rede elétrica é de 127 volts, a partir desse valor até 25000 Watts (25 KW) a rede é de 220 volts, e acima disso a rede é de 380 volts.

Cabo eletrico: A bitola conforme tensão em volts e carga total em watts

Portanto, sabendo-se a tensão em volts de entrada, e tendo-se feito o calculo da carga total em watts de sua residência, pode-se determinar com precisão a bitola do condutor que sai do medidor até a caixa de disjuntores interna.

Normalmente o calibre ou bitola mínimo usado é o de 10.0 mm² (conhecido como cabo 10 mm²) tanto para a fase quanto para o neutro.

O cabo eletrico de 6.0 mm² só é usado quando a carga é mínima, e mesmo assim as Distribuidoras não costumam aprovar essa utilização de bitola.

A seguir uma tabela de Capacidade de Condução de Corrente de cabos condutores:
Cabo eletrico de bitola 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer.

  • Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer.
  • Cabo de bitola 4,0 mm² suporta corrente de 28,0 ampères sem aquecer.
  • Cabo de bitola 6,0 mm² suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer.
  • Cabo de bitola 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères sem aquecer.

Assim tendo a tabela de capacidade de condução de corrente dos principais cabos condutores, sabendo-se a soma da carga em watts do circuito elétrico e tendo-se determinado à tensão em volts de entrada, basta utilizar uma fórmula matemática simples da Lei de OHM/Watt que diz assim:

A corrente em ampères é igual à divisão da potência em watts pela tensão em volts, ou seja:

I = P/U
onde “I” é o símbolo da corrente, “P” é o símbolo da potência e “U” o símbolo da tensão.