Banheiros e Lavabos sem Janela: Soluções

Escrito por

 

Banheiros e lavabos sem janelas frequentemente incidem no risco de ficarem abafados, dando uma sensação de sufocamento.

Se você não deseja ou não é possível abrir uma janela no lugar – mesmo que seja para a área de serviço – existem algumas soluções para transformar essa parte da casa num ambiente mais ventilado e acolhedor.

Banheiro sem Janela: Ventilação

Se você mora numa casa e o banheiro está no último andar, você pode instalar um domo com ventilação permanente junto ao teto, dando para o telhado.

Tijolos de vidro com ventilação também são uma opção.

Além de arejar o ambiente, ambas as soluções possibilitam a passagem da luz natural.

No caso de apartamentos, você pode instalar exaustores próprios para banheiros junto à paredes que deem para os dutos de luz e ar dos edifícios.

A opção mais simples, no entanto, é instalar um pequeno ventilador junto ao teto, em direção ao exterior do banheiro ou lavado.

Ele pode ser acionado via interruptor e vai jogar o ar de dentro do ambiente para fora, dificultando o surgimento de mofo e renovando o ar.

Iluminação de Banheiros sem Janelas

banheiro sem janelaInstale várias lâmpadas pelo teto, de modo que todos os cantos do banheiro fiquem bem iluminados.

Evite luz indireta. Afinal, você não conta com nenhuma fonte de claridade natural ali.

Alterne lâmpadas de luzes frias com quentes em cada bocal disponível.

Coloque arandelas nas paredes junto ao espelho, para aumentar a visibilidade junto à pia.

Cores e Materiais para o Banheiro sem Janela

banheiro sem janelaAs cores certas levam a claridade da luz natural ao ambiente sem janelas.

Tons mais claros fazem o lugar parecer maior, mais iluminado e elimina a impressão de confinamento.

Se possível, instale mais de um espelho em diferentes paredes: é um truque certeiro para “multiplicar” o espaço disponível e duplicar a incidência de luz do lugar.

Use e abuse de estruturas e objetos de vidro transparente ou acrílico, como o box ou a bancada da pia: eles são visualmente menos invasivos, prolongando o olhar e dando a ilusão de maior espaço.

Mais Dicas para Banheiros e Lavabos sem Janelas

  • banheiro sem janelaSe o ambiente for mais apertado que o normal, instale portas de correr ou de enrolar (o chamado modelo “camarão”) no lugar das tradicionais: isso vai economizar espaço de circulação e liberar paredes para verticalizar a decoração, como, por exemplo, a colocação de ganchos para toalhas e pequenos armários;
  • Um toalheiro elétrico vai secar suas toalhas num ambiente menos ventilado. Vale a pena o investimento;
  • Encontre um cantinho na pia para colocar flores frescas: elas humanizam o ambiente e o banheiro vai ganhar um charme extra;
  • Velas são boas alternativas para iluminar o local – mas não substituem uma boa iluminação artificial, apenas conferem um ponto de luz extra. Além disso decoram e, no caso das perfumadas, ajudam a controlar odores;
  • Aromatizadores artificiais também cumprem o papel de controlar odores. Outra dica é colocar pout-pourri num bonito vaso;
  • Tente fugir da instalação de armários sob a pia: eles ocupam um espaço que, uma vez vazio, servirá para criar a ilusão de um ambiente mais amplo. Estude a possibilidade de colocar apenas uma cestinha com rolos de papel higiênico no chão, e guardar outros objetos próprios do banheiro no quarto.

 

Autoria: Texto elaborado por Joana Coccarelli.