Banheira de Hidromassagem e Spa: Como Cuidar

Escrito por

Banheiras de hidromassagem e spas são muito semelhantes e exigem cuidados parecidos. Saiba como limpá-las em detalhes.

Não tem jeito: higiene é fundamental quando se trata de banheiras. Afinal, você vai mergulhar o seu corpo ali – e, no caso das hidromassagens e das spas, passar um bom tempo.

Hidromassagens são banheiras para uma pessoa só – no máximo duas. Já os spas comportam mais gente e costumam fazer parte de áreas de sauna e piscina. Suas estruturas são em fibra de vidro.

Aprenda a cuidar delas em detalhes.

Limpeza e Manutenção da Banheira de Hidromassagem

banheira hidromassagem dupla

Banheira de hidromassagem dupla

A banheira de hidromassagem é enchida com água na hora de ser usada e esvaziada assim que o banho terminar. Portanto, na maior parte do tempo ela estará vazia, ao contrário do modelo spa.

Para limpar sua hidromassagem, use detergente neutro e uma esponja bem macia. Produtos de limpeza fortes ou abrasivos e materiais como palha de aço estão proibidos.

Encha a banheira com água quente, mas sem passar dos 40 graus. Coloque duas colheres de sopa do detergente e acione a hidromassagem de cinco a dez minutos.
Em seguida esvazie a banheira e volte a enchê-la – só que desta vez com água fria. Acione-a novamente pelo mesmo intervalo de tempo.

Se quiser higienizar, inclua uma etapa extra entre as duas mencionadas acima: encha a banheira com água fria, adicione meio copo (banheira para uma pessoa) ou um copo (para duas pessoas) de água sanitária e ligue-a por dez minutos.

Só então drene-a e proceda com a água fria sem nenhum produto, conforme já citado.

filtro de hidromassagem

Filtro de hidromassagem

Por fim, os filtros: eles devem ser umedecidos e ficar de molho em detergente neutro. Em seguida providencie uma mangueira e, com pressão moderada, enxágue-os. Faça isso todo mês.

De quatro em quatro meses, chame uma equipe especializada em hidromassagens para que eles possam retirar prováveis resíduos da tubulação especial da banheira.

Para polir, você pode utilizar cera de automóvel. Ela também protege o revestimento e repara arranhões superficiais. No entanto, em banheiras de gel coat, danos devem ser imediatamente reparados junto a um revendedor autorizado.

Muito cuidado com revestimentos em acrílico: eles são afetados por altas temperaturas. Portanto, evite fumar perto desse tipo de banheira, já que brasas e fósforos acesos podem causar danos irreversíveis ao material.
No geral, evite utilizar óleos de banho: eles deixam resíduos no sistema de hidromassagem e uma película opaca e pegajosa no casco. Dê preferência a espumas não oleosas e sais – tudo em pequenas quantidades.

Limpeza da Banheira Spa

spaA banheira spa recebe mais pessoas e suas águas estão em temperaturas elevadas. É muito importante que estejam sempre bem higienizada.

Para lavar o casco, utilize o mesmo detergente neutro diluído e uma esponja bem limpa para esfregar suavemente a superfície. Nunca empregue produtos de limpeza abrasivos ou panos ou esponjas ásperos.

O polimento pode ser feito com uma camada fina de cera automotiva. Depois de lustrada, retire completamente com um pano macio e seco, de modo que não solte resíduos na água da próxima vez em que for usada.

Assim como na banheira de hidromassagem, providencie também a limpeza dos filtros ao final do processo. Isso deve ser feito mensalmente.

No tocante à manutenção da banheira spa, em geral seus donos deixam-nas permanentemente cheiass. Para que isso não seja um problema, mantenha o pH da água entre 7,2 e 7,4. A acidez deve ficar sob controle, evitando a proliferação de bactérias.
A taxa de cloro deve estar entre 1 e 3 ppm. Você pode controlar esses números com um estojo específico para piscinas para este fim ou com uma fita teste.