Aterramento e a caixa de inspeção!

Escrito por

O aterramento da rede elétrica é fundamental para a sua segurança.

Como é um equipamento que pode conduzir as cargas elétricas excedentes, deve estar protegido de pessoas e animais.

Caixa de inspeção do aterramento

O desenho ao lado mostra uma caixa de inspeção que é usada geralmente quando os imóveis são preparados para aterramento desde a construção, quem não tiver uma caixa destas no piso, ou não quiser ter o trabalho e o gasto de quebrar para instalar, poderá enterrar a haste diretamente no solo mesmo, inclusive em jardins de inverno internos.

Não introduza a haste no cimento nem substitua a haste pela armação estrutural existente nas colunas das construções, isso poderá não resolver, além de ser perigoso, caso o prédio possua sistema de gás encanado ou esquadrias externas ligadas à estrutura interna do prédio risco de choque letal.

Aterramento em caixa de inspeção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caixa de inspeção:

aterramento-caixa-inspecao

O que é o Dispositivo DR?

Desde dezembro de 1997 é obrigatório no Brasil o uso do chamado dispositivo DR (diferencial residual) nos circuitos elétricos que atendem aos seguintes locais: banheiros, cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço e áreas externas.

O dispositivo DR é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano.

Dispositivo DR : o que é ? para que serve?

Dessa forma, um completo e eficaz sistema de aterramento deve conter o fio terra e o dispositivo DR.

 

Veja mais sobre :

DISPOSITIVO DR 

ESQUEMAS DE ATERRAMENTO – Schneider Electric