Aquecedor solar reciclado – Construção e Instalação!

Escrito por

Dimensionar o sistema conforme o consumo e região do país

Ao botar em prática o projeto em outubro de 2002, construímos  um coletor solar com 100 garrafas pet, 100 caixas tetra pak de 1 litro, dispostas em 25 colunas  com 4 garrafas cada, totalizando uma área útil de absorção térmica de 1,80 m2.

Usamos uma caixa plástica de 250 litros na função de reservatório, revestida com isopor de 20 mm.

Vale ressaltar que essa espessura de isolamento térmico, não é  suficiente para manter ou armazenar a água quente em regiões frias por muito tempo.

Como foi instalado praticamente no verão, e com uma exposição solar em torno de  6 horas, aquece a água na parte superior da caixa até 52 ºC, sendo necessário misturar com água fria.
Mas ao chegar o inverno aqui em Tubarão, a temperatura da água fria na caixa que no verão fica em torno de 22 à 25ºC, no inverno gira entre 13 à 16ºC.

Em conseqüência dessas diferenças entre as estações do ano e a redução da radiação solar no inverno, a eficiência térmica caiu dos 52 ºC no verão para no máximo 38 ºC no inverno e com uma quantia muito pequena de água nessa temperatura.

Corrigimos o problema da falta de água quente, construindo mais um coletor com as mesmas dimensões do primeiro.

Mesmo no inverno, lógico em dias ensolarados, os dois coletores suprem a demanda de água quente, em nosso consumo normal de 4 pessoas, se consumida até às 20h, mas com temperatura máxima de 38ºC.

Para simplificar o dimensionamento, sugerimos que instalem uma garrafa para cada litro de água a ser aquecida.
Ex.: para aquecermos 200 litros d’água utilizaremos 200 garrafas e 200 caixas tetra pak, o suficiente para uma família de 4 pessoas e com banhos que não ultrapassem 8 minutos.

1)    O item 7-pescador de água fria, do Diagrama nº1, é uma alternativa interessante, que tem como função variar o volume de água a ser aquecida.
Nada mais é do que uma curva de PVC com um pedaço de tubo, acoplados ao flange que leva a água fria até coletor solar.
Com esse recurso, o volume de água abaixo do nível escolhido não será aquecido, dando-nos a opção de escolhermos a quantia e a temperatura que desejarmos.

Opção ótima num protótipo como laboratório em experiências escolares.

2)     O item 6-pescador de água quente, do Diagrama  nº1,  deve ser feito com uma mangueira de borracha, dessas usadas em máquinas de lavar louças, ou  com eletroduto flexível amarelo.
Sua função é a de acompanhar a variação do nível da água, coletando sempre da parte mais quente.

Fixe uma ponta ao flange da saída para consumo e a outra ponta a uma bóia, com o tamanho suficiente para manter o pescador em cima do nível superior.

Para evitarmos problemas no coletor solar com a falta d’água de reposição, devemos limitar a descida do pescador de água quente,  sempre acima do nível de retorno da água quente do coletor solar.

Com este simples desenho, procuramos dar uma idéia de como funcionam ambos os pescadores.

aquecedor solar reciclado nivel dos pescadores

Diante ao exposto, sugerimos que cada um encontre o dimensionamento mais próximo às necessidades de consumo em cada habitação, pois cada projeto requer a observação de diversos fatores.

Exemplos :
1) Posição do coletor solar em relação ao norte geográfico

2) Inclinação do coletor solar em relação à latitude

3) Região e local a ser instalado

4) Procurem instalar uma torneira bóia de alta vazão, já que a mesma repõe a água consumida rapidamente.

Obs.: Para encontrarem a latitude que você precisa ou mora, acessem o site: www.aondefica.com/lat_3_.asp

Aquecedor solar reciclado – Os percentuais relativos

Sobre os furos a serem feitos na caixa,  sugerimos como simples referências, os percentuais relativos a uma caixa, para água quente e fria :

Este simples diagrama demonstra as ligações dos coletores e os desníveis.

Aquecedor solar reciclado – Suporte de fixação do coletor solar

Fica a critério de cada um o material a ser usado como suporte de fixação do coletor solar, mas indicamos que pelo menos os dois barramentos sejam amarrados a barras de cano galvanizados de ¾, ou a algo que garanta o alinhamento do coletor

Para evitarmos que bolhas de ar comprometam a circulação da água no coletor, é necessário um desnível de 2 cm para cada metro corrido, sem curvas nos barramentos. Confiram no diagrama nº 4:

Digrama nº 4

aquecedor solar reciclado nivel do coletor