Aquecedor de água… Boiler!

Escrito por

Boiler: Aquecedor de água de acumulação !

Aquecedor de água de acumulação elétrico
Mais conhecido como Boiler elétrico, este aparelho proporciona excelente conforto para o banho, além de outras aplicações domésticas para a água quente.

As principais vantagens da sua utilização são:

:: Segurança: não utiliza gás ou fogo para o aquecimento da água e, também por isso, não é poluente;

:: Praticidade: o fornecimento da energia elétrica é automático e constante;

:: Conforto: o volume e a temperatura da água são controlados facilmente e com total precisão;

:: Garantia de qualidade: estes aparelhos já são etiquetados pelo INMETRO, quando são avaliados os quesitos de segurança elétrica, volume de água, pressão do reservatório e eficiência;

:: Simultaneidade: por se tratar de um reservatório de água pré-aquecida ele permite a utilização da água quente em dois ou mais pontos simultaneamente.

:: Durabilidade: os de aço inox 304 são os mais duráveis, podendo ultrapassar a dez anos de durabilidade.

:: Os materiais normalmente utilizados no reservatório interno são o aço inox 304, o aço carbono e o cobre. No revestimento externo é utilizado o aço inox ou o alumínio.

:: O isolamento térmico é feito normalmente com espuma de poliuretano expandido ou manta de lã mineral.

:: Há modelos horizontais e verticais, que se adaptam a cada tipo de necessidade e espaço disponível , para instalação em casas e apartamnentos.
Os modelos de alta pressão são utilizados quando a pressão da água fria que entra no Boiler elétrico é muito alta, assim como os de baixa pressão servem para os casos em que a pressão é menor.

Dicas para dimensionamento, instalação e manutenção

O correto dimensionamento do Boiler é determinante do conforto que será obtido, em termos de volume e temperatura da água. Para isso deve-se seguir a recomendação do fabricante.
É bom lembrar que o superdimensionamento acasiona maior custo de utilização , e o subdimensionamento reduz o nível de conforto proporcionado pelo aparelho.

Em casas pode-se instalar o Boiler sobre a laje, sem necessidade de embutir completamente a tubulação de água quente.

Para reduzir a queda da temperatura da água ao longo da tubulação deve-se instalar o Boiler elétrico o mais perto possível dos pontos de utilização da água quente e, também, utilizar isolamento térmico na tubulação da água quente.

Nunca ligue o Boiler elétrico vazio à rede elétrica. Verifique antes se ele está vazio ou não, abrindo as torneiras de água quente.

Para proteção do tanque interno de aço inox contra corrosão, e prolongamento da vida útil do reservatório de água, o aparelho é equipado com um ânodo de magnésio.

Recomenda-se que a cada ano seja feita inspeção neste dispositivo e, se este apresentar acentuado desgaste, deve-se providenciar a sua troca.

Os modelos com reservatório interno em cobre dispensam o ânodo de magnésio.

Siga sempre as orientações do fabricante para instalação, utilização e manutenção do seu aparelho elétrico.