Aproveite sua Varanda Durante o Verão

Escrito por

Se você mora num apartamento que dispõe varanda, poderá fazer dela um ambiente central de lazer da sua casa durante o verão. Amigos e familiares também vão adorar! Confira algumas ideias para aproveitar ao máximo esse espaço nos dias de calor.

Avaliando a Estrutura da sua Varanda

varanda redeQual a estrutura disponível na sua varanda para se tornar seu lugar preferido durante o verão? Estar ciente dessa questão é essencial para planejar melhor a área e entender o que esperar dela.

É importante, por exemplo, levar em conta se é um espaço aberto, ao ar livre. Ou se possui vidraças ou coberturas.

No primeiro caso, você poderá se bronzear – a compra de espreguiçadeiras será muito bem-vinda. Além disso, se existir alguma parede próxima com encanamento de água – e o piso for adequado, com a presença de um ralo -, cogite instalar um belo chuveirão para se refrescar.

varandaOutra opção é instalar uma mangueira junto a uma torneira da área de serviço. Traga-a até a varanda ou terraço.

Se sua varanda for coberta, ainda assim ela poderá receber  luz do sol durante algumas horas do dia. Assim, as regras anteriores continuam válidas.

Também é possível aproveitar a sombra de uma maneira bem proveitosa. Instale uma rede ou um balanço amplo para relaxar. Improvise um pequeno bar com um frigobar cheio de sucos e frutas.

Móveis e Acessórios para Aproveitar Varanda ou Terraço no Calor

ombrelones espreguiçadeirasNa sua varanda, aposte nos móveis especialmente desenvolvidos para áreas externas. Eles são à prova de sol forte e chuvas frequentes, muito típicas nessa época do ano.

Se o seu espaço for pequeno, deverá priorizar uma dessas duas opções: uma mesa com cadeiras para receber amigos ou duas espreguiçadeiras para deitar ao sol, com uma mesinha entre elas. Ou um pequeno gabinete ou baú para guardar seu filtro solar e toalhas.

A mesa com cadeiras pode ser acompanhada por uma rede lateral, já que pode ser retirada e ocupa menos espaço que uma espreguiçadeira. Nesta proposta, a socialização predominará sobre a exposição ao sol.

Em ambos os casos, se a incidência de raios solares for muito intensa, cogite instalar um ombrelone de parede no local. Ele permitirá que você continue ali mesmo ao meio-dia.

varanda coloridaEsse acessório (provavelmente mais de um) também deverá ser instalado em grandes varandas com muita incidência de sol. Áreas espaçosas assim poderão comportar tudo: mesa com cadeiras, rede, espreguiçadeiras…

Já as varandas que passam a maior parte do tempo na sombra, ou são fechadas por vidros, podem contar com móveis normais. Uma forma barata de tornar esse espaço mais frequentado é improvisar mesinhas baixas com caixotes de feitrs e rodeá-las com futons.