Aditivos para concreto e argamassas…

Escrito por

ADITIVOS -São produtos químicos produzidos a partir de matérias primas como liguinina, cloretos, aluminatos, melamina, silicatos dentre outros.

Quando misturados na confecção de concretos e argamassas em quantidades inferiores a 5% em volume, sobre o peso de cimento, modificam as propriedades físico – químicas desses, com a finalidade de melhorar e facilitar a confecção, lançamento e aplicação, eliminando os efeitos indesejáveis como segregação, fissuramento, bolhas, etc., melhorando as características de resistências mecânicas, impermeabilidade, aparência e durabilidade.

Aplicação:
Para produção de concreto moldado in-loco, pré-moldados e argamassas para assentamento, revestimento e enchimento.

Impermeabilizantes para Massa

Em regiões de grande umidade como é por exemplo a região sul do Brasil, associado com a má execução ou a escolha indevida do traço de concreto, favorecem um dos grandes inimigos da construção, a permeabilidade! Esse inimigo tende a atacar concretos mais porosos e porque isso acontece?

A água (o maior elemento da permeabilidade) sempre procura o caminho mais fácil para a sua penetração. Como consequência, problemas na estrutura, no reboco, na parede, etc.

Como age a água ?
R: Quanto mais poros, maior será a facilidade da água agir. Os poros tenderão a procurar outros poros para formarem caminhos, o que é prejudicial tanto em relação a resistência mecânica quanto ao fator durabilidade.
Por isso, o aditivo impermeabilizante Vedacit, que também empresta seu nome para toda a linha de impermeabilizantes.
A Fosroc possui um produto similar ao Vedacit, que possui as mesmas características e excelente qualidade, o Vedax 1.

O que é Vedacit e Vedax 1 ?
R: É um aditivo impermeabilizante, misturado a massa para concretos e argamassas. Composto por sais metálicos e silicatos.
Atua por hidrofulgação do sistema capilar, ou seja, ele preenche os vazios dos poros capilares não permitindo que a água sequer penetre.

Onde é aplicado ?
R: Revestimentos impermeáveis em reservatórios e canalizações de água ou soluções aquosas não agressivas.
Revestimentos externos expostos ao tempo.
Revestimentos impermeáveis em pisos e paredes em contato com a umidade do solo.
Assentamento de tijolos e alicerces

Concreto impermeável como é utilizado ?
R: Vedacit e Vedax 1 são impermeabilizantes aditivos, porém são misturados a massa.
A quantidade de impermeabilizante é em relação a quantidade de aglomerante.

Recomenda-se principalmente o uso desse aditivo em argamassas com traços elevados de cal e/ou de areia. Para revestimentos, independentemente do seu estilo, a quantidade é de 2 litros do aditivo por 50 kg de aglomerante.

Somente em concreto impermeável, é utilizado 1 % do aditivo em relação ao peso de cimento. (consumo indicado de cimento = 350 kg/m³ )
São aditivos muito recomendados para concretos impermeáveis.

Para fabricar um concreto impermeável, várias recomendações de fabricantes são indicados, com:
Consumo mínimo de cimento = 300 kg/m³ sendo o consumo indicado de 350 kg/m³
Fator água/cimento de até 0,50.
Para reduzir o uso do fator a/c, indica-se a utilização de um plastificante conforme o informativo 04/01
Adensar e curar cuidadosamente, a fim de obter um ótimo concreto impermeável

Existem procedimentos para revestimento, isso depende do local a ser revestido.

 Hidrofulgantes Para Fachadas

Ao , percebemos que o tijolo não sugou a água para o seu interior. Isso ocorreu pois seus poros foram fechados e impedidos de permitir a circulação da água.
Normalmente, em telhas, tijolos, blocos cerâmicos, concretos aparentes, pastilhas, etc logo após que entram em contato com a água, tanto em função do clima (chuvas, umidades, etc ) como outras consequências como por molhagem com líquidos, etc.
Existem no mercado, vários tipos de hidrofugantes de fachadas, sendo os mais utilizados os:
-Resinas de Silicones -Siloxanos -Pinturas Acrílicas .

As resinas de silicone são produtos que normalmente possuem a densidade entre 0,75 a 0,80 g/cm³ e são líquidos a base de silicone em solvente. Aplicados diretamente sobre a fachada com auxílio de broxas, trinchas ou rolos de lã de pelo curto. quando entram em contato com a superfície, procuram tampar todos os poros onde a água poderia percolar e por isso favorecem alguns fatores consideráveis na construção civil como:

Durabilidade da peça por mais tempo .
Evitar que a umidade entre para o interior do domicílio.
Diminuição do peso estrutural, pois com menos água sugada por tijolos, telhas e pastilhas, os mesmos ficam mais leves Siloxanos são hidrorepelentes diluídos em solventes. São parentes dos silicones, mais com maior poder de penetração a base de siloxano oligomérico.

Em comparação as resinas de silicone, possuem durabilidade mais elevadas. Enquanto as resinas de silicone duram de 6 meses a um ano, os siloxanos podem durar até cinco anos.
Vantagens do uso de silicones e siloxanos:

-Não formam filmes
-Não alteram visualmente a superfície, ou seja, não modificam os aspectos da superfície que recebeu o produto
-Não da brilho
-Resiste à alcalinidade do substrato. Por exemplo: o concreto é um material alcalino
-Não reemulsifica Alguns cuidados devem ser observados quanto a aplicação do produto.

O substrato deve estar seco, limpo, isento de graxas ou óleos, pó, etc. Caso na superfície existam partes soltas, deixando a superfície adequada para a aplicação.

Pelo motivo de ambos os produtos serem aplicados em superfícies de porosidades diferenciadas, o rendimento deles também variam, conforme segue abaixo:

Porosidade grande: 1-2 m² / litro
Porosidade média: 3-4 m² / litro
Porosidade pequena: 5-8 m² / litro

Impermeabilizantes de base acrílica, são produtos que normalmente resistem ao choque térmico penetrando na superfície e formando um filme durável e geralmente de brilho intenso.

Podem ser coloridos ou incolor, depende do gosto do usuário. O rendimento é praticamente o mesmo dos silicones e siloxanos, rendendo aproximadamente 100 m².