O Labrador Retriever

Escrito por

 

 

Inteligente, versátil, dócil, amigo…

Saiba por que esta raça é campeã de popularidade no mundo todo!

História da Raça Labrador Retriever

Acredita-se que a raça teve origem no século 18, na Ilha da Terra Nova (Newfoundland), região situada na costa oriental do Canadá.

Pescadores locais utilizavam cães de aparência semelhante ao Labrador moderno para recuperar peixes nas águas geladas.

Os relatos mais antigos descrevem o labrador como um nadador incansável e robusto, capaz de trabalhar longas horas na água fria.

No século 19 estes cães foram levados à Grã-Bretanha, onde foram rapidamente apreciados pelas suas habilidades como cobradores de caça (em inglês, retriever): destacavam-se pela obediência e destreza com que traziam a presa abatida ao seu dono.

Como raça reconhecida, porém, sua história é relativamente recente. Apenas em 1916 foi fundado o primeiro Clube da Raça Labrador Retriever.

Inicialmente apenas os labradores pretos eram considerados puros.

Em 1925 foi então criado o Clube do Labrador Amarelo, que conseguiu o reconhecimento desta cor na raça.

Mais tarde, o Kennel Clube veio a reconhecer o que seria a terceira cor aceita até hoje, o fígado ou chocolate.

Labrador Retriever: Um Excelente Cão de Água

labrador mar

O Labrador Retriever é um excelente nadador e adora água!

 

O padrão do Kennel Clube descreve com clareza o que se espera de um Labrador Retriever: “um apaixonado por água”.

Portanto, se não deseja ter um cão que viva constantemente molhado ou se prefere que os cães da casa fiquem longe da piscina, melhor escolher outra raça!

Estes cães gostam tanto de água que são capazes de entrar no próprio bebedouro ou de espalhar toda a água da tigela apenas para se molharem.

O pelo é resistente às intempéries, adaptado às águas geladas do Canadá, e possui uma proteção natural que permite ao labrador estar dentro d’água mesmo sob as mais adversas condições.

A cauda também é uma característica da raça, descrita como “cauda de lontra”.

Recebe este nome devido à sua forma, muito grossa na base, afinando gradualmente até a ponta; de tamanho médio, sem franjas, mas coberta completamente por pelos curtos, espessos e densos, dando uma aparência “arredondada”, própria para ajudar o movimento na água.

Temperamento do Labrador Retriever

labrador

 

O Labrador é considerado um dos melhores cães de família que existe, motivo pelo qual se tornou um cão popular em todo o mundo.

Dotado de um excelente caráter, é um cão sociável, alegre, fiel e muito amigo das crianças.

Amigável e pacífico com pessoas estranhas e outros animais, não apresenta qualquer agressividade ou timidez, pelo que não deve ser utilizado como cão de guarda.