Filhotes de gato são adoráveis: conquistam pessoas com a maior facilidade! Mas você está preparada para cuidar deles desde o nascimento? Conheça a seguir os marcos do crescimento de um pequeno felino e responda a eles do jeito que eles precisam.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Filhotes de Gato na Primeira Semana de Vida[/h2]
Os filhotes nasceram! E nos primeiris três dias de vida cada um vai desenvolver preferência por um mamilo específico.
De forma alguma o filhote deverá ser separado da mãe. Até porque o colostro, o primeiro leite que desce da gata, é precioso no desenvolvimento de imunidade dos bebês felinos.
Sem contar que a mamãe também os limpa, aquece e protege como ninguém.
Filhotinhos de gato abrem os olhos com 5 dias de vida e o cordão umbilical cai naturalmente em 7. Nessa fase eles ganham entre 10g a 30g de peso por dia.
É sempre uma boa ideia monitorar esse ganho de peso. Você poderá complementar a alimentação com mamadeira caso ocorra algum problema nesse sentido.
[h2 type=”2″ width=””]Filhotes de Gato: Quinze Dias, Um Mês, Dois Meses[/h2]
Com quinze dias os filhotinhos começarão a tentar ficar em pé. Ainda assim, dormirão em 90% do tempo. Afinal, seus corpinhos estão em pleno crescimento e isso cansa!
Os 26 dentinhos surgem. Mas a dentição definitiva só vai acontecer quando tiverem entre 5 e 7 meses.
Quando completarem um mês de vida irmãos e irmãs passarão a socializar mais, brincando muito. Também despertarão interesse por comida sólida.
Aqui é importante fazer uma transição suave do leite “gaterno” para uma alimentação apropriada para filhotes pequenos. De modo que possam mastigar e digerir sem problemas. Consulte um veterinário para indicações.
Aos 2 meses os pequeninos já podem ser desmamados. Ficarão unicamente à base de ração e água – sempre um pote cheio, com o líquido limpinho. Mas a comida ainda deverá ser apropriada, com tamanho e texturas certas.
E já será hora de tomar vacinas. Mais um motivo para uma consulta com o veterinário.
[h2 type=”2″ width=””]A Partir de Três Meses de Vida[/h2]
Essas bolinhas felinas de pelo continuarão aumentando de tamanho com rapidez. Por isso precisam de três vezes mais energia do que um gato adulto. Aos 4 ou 5 meses estarão ganhando 100g por semana!
O padrão de sono começa a se parecer com o de um gato maduro. Algo entre 13 a 16 horas por dia. E estarão no pico da socialização: vale a pena manter todos os irmãozinhos juntos neste período.
Até os 6 meses filhotes de gato estarão chegando ao seu tamanho total. Providencie rapidamente um arranhador.
Entre 12 a 15 meses de vida, seu filhote se tornará um gato adulto e atingirá o tamanho total. Estando ciente desses estágios iniciais diferentes e do que eles precisam, você pode garantir que eles atinjam a vida adulta de forma saudável e feliz.
[h2 type=”2″ width=””]Como Calcular a Idade do Gato[/h2]
Não basta dar 7 anos para cada ano do gato. Esse cálculo é um pouquinho mais detalhado. Afinal os felinos crescem de uma maneira própria.
Gatos amadurecem com muita rapidez no primeiros 2 anos. Logo, conte 15 anos para o primeiro ano de vida e 10 anos para o segundo ano de vida.
A partir daí adicione 4 anos para cada ano do gato. Então você vai descobrir que aos 2 anos ele terá 25 anos humanos.