Como Evitar que seu Gato Marque Território em Casa

Escrito por

O gato é muito territorial e faz questão de manter controle sobre o seu espaço, urinando ou defecando sobre tudo o que considera sua posse. Este hábito natural, porém, pode ser bastante desagradável quando ocorre dentro de casa. Saiba como evitar.

Quando o Gato Não Usa a Caixa de Areia

Muitas vezes o gato pode urinar e defecar em locais inapropriados por não estar confortável com a caixinha de areia. Nesta situação, o gato não está demarcando território.

Ele procura um local absorvente ou escondido e tenta enterrar suas necessidades. No caso é importante entender o porquê do animal não estar usando a caixinha.

evitar que seu gato marque território

Caixa de areia para gatos

Um dos motivos mais frequentes é a pouca limpeza da caixa. Gatos são animais muito limpos e têm verdadeiro horror de utilizar “banheiros sujos”.
Se seu gato utiliza a caixinha algumas vezes e erra outras, tente limpá-la mais vezes ao dia.

Poucas caixas para vários gatos: se outro animal já tiver utilizado a caixa de areia, o gato provavelmente irá evita-la. Mantenha à disposição uma caixa de areia por cada gato da casa.

A caixa também pode ser pequena demais. Verifique se a caixinha permite que o animal fique confortável dentro dela.
Aquela caixinha comprada quando ele ainda era filhote pode ter ficado pequena demais!

Caixas de areia fechadas podem ser mais práticas, por evitarem que a areia se espalhe. Porém, não espere que seu gato a utilize prontamente.
Primeiro introduza a caixa, sem a parte superior, mantendo também disponível por alguns dias a antiga caixinha.

Depois que o gato estiver utilizando a caixinha sem problemas, coloque a tampa e observe se ele continua confortável para entrar e sair da caixa.
Somente após plena adaptação introduza a portinhola.

Gatos costumam ser reservados. Se a caixa de areia ficar em local de muito movimento, o animal provavelmente não a utilizará.

Ainda: o gato que evita a caixinha pode estar com algum problema de saúde. Se sente dor ao urinar ou defecar pode associar a dor com a caixa de areia e passar a evita-la.
Caso suspeite que seja esse o problema do seu gato, procure com urgência um médico veterinário para uma avaliação do animal.

Aprenda a Identificar Quando seu Gato está Marcando Território

Ao contrário do problema anterior, o gato que marca território faz pequenas quantidades de urina por toda a casa, dando preferência a paredes, sofás e portas.

Quando defecam (mais raro), não tentam enterrar as fezes.

A urina do gato tem um odor característico e muito forte, sendo bastante incômodo para quem convive com o animal em casa.

Castração: O Método Mais Eficaz

A medida mais eficaz contra a marcação de território é a castração do animal.

A castração é um procedimento simples e de rápida recuperação, que resolve o problema de marcação territorial em 90% dos casos, além de trazer outros benefícios para a saúde do bichano.

Leia aqui nosso artigo sobre castração de animais de companhia.

Introdução de Novos Animais no Ambiente

Greek Cat FamilyQuando um novo animal é introduzido no ambiente do gato, há grandes chances que este comece a marcar território por se sentir ameaçado.

Por isso, a introdução de novos animais na casa deve ser feita de forma lenta e gradual para que o gato se familiarize aos poucos com o novo morador.

Mantenha os animais separados num primeiro momento, deixando que o gato tenha um ambiente seguro para onde correr caso se assuste.

Associe o novo animal a experiências positivas para o gato, colocando um objeto com o cheiro do animal próximo ao pote de comida do gato, por exemplo.

Presença de Outros Gatos Visitantes

evitar que seu gato marque território

Gatos adoram passear

Animais sem dono ou de vizinhos que tenham acesso à casa do gato podem estimulá-lo a demarcar seu território para “protege-lo”.
Se possível, providencie telas na casa para que esse contato não seja mais possível. Converse com os vizinhos e explique a importância da castração dos animais.

Limpeza do Local e Outros Recursos

Os limpadores de uso geral não são suficientes para remover o cheiro da urina do gato, principalmente se o animal for inteiro (não castrado).

Utilize um eliminador de odores próprio para fômites de animais.

Para gatos que já adquiriram o hábito de urinar ou defecar em determinados locais, vale utilizar um repelente de animais. O odor do spray é desagradável para o gato, que acaba se afastando do local.

Socialize o Animal e dê Atividade a Ele

evitar que seu gato marque território

Dê atividades para seu gato

Gatos também precisam de interação e atividade física. Descubra quais são suas brincadeiras preferidas e convide-o a participar da convivência com todos na casa.

Animais socializados tornam-se mais calmos e demonstram menos problemas relacionados a estresse.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Tambako the Jaguar, PCB75, ZeroOne, Tambako the Jaguar, PCB75