Como Dar Remédios para o Meu Gato?

Escrito por

 

Ter que administrar um remédio para o gato pode ser sinônimo de um grande drama.

Confira algumas maneiras de tornar esse processo mais fácil!

Como Dar Medicamentos Líquidos ao Gato

Se precisar administrar um remédio líquido para o seu gato, sugerimos dois métodos.

Método 1: Misturar o Líquido com Comida

Neste método, misturamos o medicamento com algo muito apetitoso para o gato.

gatoCada bichano costuma ter seus alimentos preferidos, mas algumas sugestões são: ração úmida para gatos, atum em lata (sem sal) e sachês para gatos (especialmente os de sabor peixe).

Utilize apenas uma pequena quantidade da comida, para se assegurar de que o animal irá comer tudo e não correr o risco de consumir somente uma parte da medicação, já que, se ele não consumir tudo, não teremos como saber a quantidade exata que foi ingerida.

Este método é eficaz para gatos gulosos e que não são seletivos em extremo com a comida; e se a quantidade de medicamento a administrar for pequena.

 

Método 2: Administrar Diretamente na Boca do Gato

Gatos mais seletivos com a comida podem perceber pelo olfato ou paladar a adição do medicamento. Portanto, para estes animais o melhor é administrar o remédio diretamente na boca.

Para isto utilizamos uma seringa sem agulha.

Colocamos o remédio na seringa e posicionamos o gato à nossa frente, de costas para nós, segurando-o gentilmente com as nossas pernas, pois a tendência do gato será tentar ir para trás.

Segure a cabeça do gato com a mão esquerda (se você for destro), com firmeza, mas com cuidado para não causar desconforto ao animal.

Com a outra mão, coloque a seringa pelo canto da boca do gato até encontrar um espaço entre os dentes de trás e faça com que ele abra levemente a boca. Aperte o êmbolo da seringa e deposite o medicamento o mais fundo possível dentro da boca do gato.

Atenção: não se deve levantar a cabeça do gato para força-lo a engolir, pois corre o risco de fazer falsa via – o medicamento ir para o pulmão ao invés do esôfago – e engasgar o animal.

Este método pode requerer um pouco de prática e convém ter as unhas do gato cortadas previamente para evitar arranhões.

Como Dar Comprimidos ao Gato

Método 1: Esconder o Comprimido no Petisco

Se o comprimido for bem pequeno, pode ser possível escondê-lo num pedaço de petisco, como um pedacinho de queijo ou carne.

Este método não funciona para todos os gatos, pois aqueles mais “frescos” tendem a descobrir o comprimido escondido.

Por isso, mesmo que o gato coma o petisco, observe-o por alguns minutos até ter a certeza que ele não o cuspiu logo depois – alguns animais são mesmo capazes de comer todo o petisco e separar só o remédio!

cats

Método 2: Triturar o Comprimido na Comida

Triture o comprimido até formar um pó bem fininho. Em seguida, misture o pó com uma comida que o gato goste muito.

Escolha algo com o cheiro forte e onde o pó possa se diluir com facilidade.

Algumas sugestões são ração úmida para gatos, atum em lata (sem sal), sachês para gatos, requeijão, leite condensado.

Utilize apenas uma pequena quantidade da comida, para certificar que o gato irá comer tudo e não correr o risco de consumir somente uma parte da medicação, já que não teremos como saber a quantidade exata que foi ingerida.

Antes de usar este método, confirme com o veterinário se o comprimido pode ser triturado, pois não vale para comprimidos que precisam ser absorvidos lentamente.