Como Proteger a Horta Caseira de Animais de Estimação

Escrito por

Todos nós amamos nossos bichinhos de estimação – e, também, nossas hortas. Cuidamos, tratamos, damos atenção e temos um carinho especial por ambos. Mas às vezes nossos pets resolvem atacar nossa plantação! O que fazer?

Muitas pessoas passam por um imenso sufoco para controlar cães, gatos e até mesmo tartarugas perto de suas plantinhas tão queridas.

A fim de ajudar aqueles que estão desesperados para continuar suas plantações e, ao mesmo tempo, deixas seus animais soltos, separamos algumas dicas.

Como Manter seu Cão ou Gato Longe da Horta

cao brincandoQuem já se deparou especificamente com cenas de seus cachorros cavoucando e fazendo buracos em sua horta certamente passou por um grande desespero.

Geralmente os cães fazem isso para se esquentar, se divertir, fazer caminhas, fazer exercícios, esconder alguma comida rara ou caçar bichinhos.

Aqui o segredo é desviar a atenção do animal. Você pode brincar com ele, fazer uma casinha, dar um paninho para ele brincar pra lá e pra cá e fazer a cama ao seu estilo.

Faça o que eles mais gostam, dê um pouco de atenção e carinho. Assim ele irá tirar o foco de suas plantas e irá se divertir com você.

Mas acima de tudo, lembre-se de que tanto cães quanto gatos são adestráveis: esta é a saída definitiva para ensinar seu animal a respeitar sua horta.

Quando Instalar uma Cerca

Se você tem uma horta e animais, certamente já se deparou com fezes dos seus bichinhos em suas plantações. Isso tem uma explicação: animais domésticos têm por instinto natural ter seu território limpo, livre de fezes, urinas e outras sujeiras.

Por ser um solo mais permeável, que escoa a urina e absorva as fezes mais rapidamente, se torna quase que impossível que cães e gatos não se sintam atraídos ao fazer suas necessidades.

Uma dica prática é o uso de cercas em suas hortas de forma que impossibilite a entrada de seus animais.

Além disso, apostar em plantas de copa alta pode vir a ser uma grande solução para aqueles que possuem animais com instintos caçadores. Bambu mossô, rhafis, frutíferas e arvoretas são ótimos para resistir a pulos de animais de grande porte.

Plantas Compatíveis com Animais de Estimação

gato hortaPlantas que fazem cócegas no focinho e no peito também podem vir a ser boas escolhas. Entre elas estão o alecrim, russélia, aspargo, fênix.

O capim-limão é muito atraente para os pets: ele tem efeito calmante e provoca uma limpeza digestiva. Dessa forma, sempre que seu bichinho vomitar ou passar mal, esta pode vir a ser uma boa opção para ajuda-lo.

No entanto, não devem estar em permanente alcance dos seus peludos.

No caso dos gatos, sempre é possível plantar milho de pipoca num vaso largo como prêmio de consolação: eles adoram.

Plantas que Devem Ser Evitadas

Animais tentando devorar suas plantas, flores e ervas é algo consideravelmente comum.

Por isso deve-se ter o maior cuidado possível ao plantar flores ou plantas desconhecidas. Algumas dessas verdinhas podem ser altamente tóxicas aos seus bichos.

Aqui listamos algumas plantas que podem ser de alto risco para seus animas:

Estas foram algumas das plantas mais comuns e que podem ser altamente perigosas aos seus bichinhos.

Temos que ter a consciência de que ter uma horta em casa é algo altamente recompensador e pode vir a ser uma ótima forma de aliviar o estresse e sentir-se mais feliz.

Mas ao mesmo tempo a saúde de nossos animais é algo que deve ser preservado e que devemos ter muita atenção ao ter-se alguma horta em casa.

Autoria: Prof. Henrique Augusto Torres, Professor de Ciências em SP e colaborador de ONGs voltadas ao mundo animal.