Que tal ganhar um amigo fazendo uma boa ação?
Adotar um cãozinho abandonado pode ser uma ótima alternativa para quem procura um novo amigo.


Por que adotar?

Muitas pessoas nem imaginam, mas milhares de cães sofrem com o abandono todos os dias.
Além daqueles que vemos nas ruas, vagando em busca de alimento e um local para descansar, há muitos outros vivendo em situações precárias nos centros de controle de zoonoses e abrigos particulares.

Adotando um cachorro

Cachorro vira-lata

Existem ONGs e protetores de animais que se esforçam para manterem esses animais alimentados e cuidados, mas como a grande maioria sofre com superlotações, a situação é bastante difícil.

Portanto, ao adotar um animal, o estamos retirando de um estado de sofrimento; ao mesmo tempo em que propiciamos que aquela ONG ou protetor ajude um próximo cãozinho em necessidade.

A adoção é um ato generoso e um belo exemplo para as crianças.
Ao invés de simplesmente receber um filhotinho como presente, elas poderão participar do processo, conhecer a realidade de um abrigo e aprender valores como compaixão e responsabilidade.

Além disso, uma vantagem é que os animais adotados de abrigos, além de totalmente sem custos para o adotante, costumam ser entregues já vermifugados, vacinados e castrados.
Se forem ainda muito novinhos para a cirurgia de castração, normalmente esta pode ser agendada a um custo mínimo no futuro.

Vira-lata ou raça pura?

Há todo tipo de cães disponíveis para adoção.
Grandes, pequenos, de pelagem longa ou bem curtinha.

A maioria é de mestiços ou os famosos “vira-latas”, mas ao contrário do que muitos imaginam, também encontramos muitos cães de raça pura a procura de um lar.

No fim a conclusão é uma só: todo animal bem cuidado e amado fica lindo!

Filhote ou cão adulto?

Cachorro em Canil
Cães adultos aprendem rapidamente a rotina da sua nova casa

Filhotes são sempre fofinhos e alegres. Divertem-nos com suas peripécias e é prazeroso vê-los crescer.

Por outro lado, exigem muito mais tempo disponível para que sejam devidamente educados e socializados.

O cão adulto já está formado, está menos sujeito a contrair doenças e já pode acompanhar a família nos passeios.

Sabemos como é seu temperamento, tamanho e pelagem definitivos.
Além disso, por já terem sofrido a dor do abandono, costumam ser extremamente agradecidos e fiéis a sua nova família, aprendendo rapidamente a rotina de sua nova casa.

Quero adotar um cão, como devo proceder?

Para adotar um animal, você pode procurar ONGs e protetores independentes em sua cidade através de sites de busca na internet, grande parte deles possui alguma página onde divulgam os animais disponíveis para adoção.

Você também pode ir até o centro de controle de zoonoses, órgão da prefeitura que recolhe os animais de rua, e conhecer os animais de perto.

Entre tantos focinhos carentes, algum certamente irá cativar você!

Livia é médica veterinária e trabalha com treinamento de cães há mais de dez anos. Prepara animais para atuarem em cinema e televisão e compete em esportes caninos. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas decidiu seguir sua grande vocação: trabalhar com animais.