Adestramento de Cães: Quando e Como Escolher

Escrito por

 

Um cachorro adestrado é um cachorro mais educado e mais fácil de lidar.

Entenda como escolher o melhor adestrador para o seu animal.

Por Que Adestrar meu Cachorro?

Os cães são animais domésticos, ou seja, não existem cães vivendo em liberdade na natureza. Pelo contrário, os cães vivem cada vez mais em contato com as pessoas, dentro das casas e nos ambientes urbanizados.

O “adestramento” nada mais deve ser do que ensinar um cão a viver pacificamente na nossa sociedade.

Cães de polícia, por exemplo, recebem adestramento próprio para a função que executam. São cães de trabalho, assim como os cães pastores ou os cães de caça, nos países onde ela existe.

Por que Adestrar um Cachorro que Apenas nos Faz Companhia?

Simples: os cães de companhia são os que mais tendem a apresentar problemas comportamentais, pois normalmente vivem em espaços mais confinados, menos naturais e têm menos possibilidade de expressar seus comportamentos naturais.

O Que o Adestramento Vai Ensinar ao Cão?

cachorro adestramentoO foco do adestramento deve ser, primeiro de tudo, ensinar ao cão as diretrizes básicas para viver em sociedade, para que cão e família se entendam mutuamente e possam ter uma convivência feliz para ambos.

O adestramento deve ser feito com calma e paciência, pois o objetivo é ensinar ao cão o que as pessoas esperam deles, e nunca forçá-los ou puni-los.

Muitos dos comportamentos que os cães apresentam podem ser vistos como inapropriados, repulsivos ou acarretar prejuízos materiais – mas o cachorro não sabe disso e não faz por mal!

Pelo contrário, os cães têm intrinsecamente uma grande vontade de agradar a família e aprendem rapidamente quando são ensinados com clareza e tranquilidade.

O Adestramento Básico do Cachorro

cachorro adestramento

Em termos práticos, um cão com adestramento básico deve aprender a se portar dentro de casa, a fazer suas necessidades no local separado para este fim, a não ladrar e não ficar ansioso na ausência dos donos e saber andar com os donos na rua.

Em termos de comandos, o adestramento básico inclui o senta, deita, fica (quieto) e a chamada ao dono. Além da “educação” básica, os comandos são extremamente úteis no dia a dia e podem até salvar a vida do seu cão.

Frente a uma rua movimentada, uma guia que se parta ou qualquer outro perigo iminente, é essencial que o cão atenda, pelo menos, a vir quando chamado e ao comando de ficar no lugar.

Qual a Idade Ideal para Adestrar o Cão?

A idade ideal para começar o adestramento de um cachorro é assim que possível.

Ainda hoje algumas pessoas perpetuam um mito de que os cães só podem ser adestrados depois de adultos, o que já se sabe ser um erro completo. Tão logo sejam desmamados da mãe, a partir das oito semanas de vida, os cãezinhos já podem e devem começar a serem ensinados.

Tal qual como as crianças, os bons hábitos devem ser aprendidos desde cedo, sempre com calma e respeitando a imaturidade fisiológica dos filhotes.

Por exemplo, um filhote com dois meses ainda não está fisiologicamente capaz para fazer suas necessidades num só local, pois só conseguem ter controle das funções excretoras a partir dos quatro ou cinco meses de idade. Porém, este mesmo filhote com apenas dois meses já consegue aprender a sentar, deitar e vir quando chamado.

Através de ensinamentos simples, é possível construir um adestramento sólido como base para toda a vida do cachorro, além de aumentar a ligação do cão com a família e estimular o desenvolvimento do filhote.

É com a mãe e irmãos que o cãozinho aprende a se comunicar com outros cães, a controlar a força de sua mordida e a conviver socialmente. A interação com a ninhada previne muitos problemas de comportamento no cão adulto.