Ventilador de teto – problema na instalação elétrica…

Escrito por

Problema apresentado em uma instalação de ventilador de teto:

1) Depois de instalar um ventilador seguindo as informações corretas o mesmo apresenta os seguintes defeito.

a) Se eu ligar o ventilador ele funciona normal, mas se eu colocar uma lampada de teste em uma tomada a tensão que é de 127v cai consideravelmente;

b) Se eu acender uma lampada em um dos comodos o ventilador diminui a velocidade e tbem faz a tensão cair, de 127v para 110v;

Já verifiquei toda as ligações e aparentemente estão corretas, gostaria que vc me desse alguma dicas de como conseguir resolver este defeito.

 

SOLUÇÃO INDICADA:

De acordo com esta descrição tudo indica que a conexão (ligação) dos fios do ventilador na rede elétrica foi executada em SÉRIE, quando deveria ser em PARALELO.

Primeiramente desligue o disjuntor geral, pois não se deve efetuar nenhuma manutenção ou instalação com a rede energizada.

- Em seguida vamos fazer uma análise criteriosa das ligações que você fez ao ligar o ventilador.

Muito bem, vamos fazer juntos essa verificação:

1- Observe que do motor do ventilador vieram três (03) fios, sendo dois (02) da mesma cor e um de cor diferente.
Os dois fios da mesma cor devem estar ligados ao CAPACITOR e também ao controle de velocidade e liga/desliga que deverá estar na parede, na caixa de luz onde estava o interruptor da lâmpada.

2- Quando você desligou os fios que estavam ligados no interruptor, que eram dois (02), um deles é o fio FASE (AQUELE QUE DÁ CHOQUE QUANDO ESTA ENERGIZADO), o outro fio é o RETORNO da lâmpada.

3- Ao ligar o controle de velocidade e liga/desliga que provavelmente veio junto com o ventilador, você deve ter observado que ele também veio com dois (02) fios da mesma cor e um de cor diferente, além dos fios fase de entrada e o retorno para a lâmpada, que vem indicado pela cor no Manual do Fabricante.

4- Os dois fios que estavam ligados no interruptor que você retirou, são os mesmos que você deve ligar no fio fase de entrada e no fio de retorno para a lâmpada no controle de velocidade e liga/desliga.

ATENÇÃO: O fio chamado retorno estava ligado diretamente em um dos lados do receptáculo ( também conhecido vulgarmente como BOCAL) e o outro estava ligado na rede , na caixa de luz no teto.

5-Acredito que você tenha colocado (introduzido) mais dois (02) fios na tubulação (conduite) para poder ter as duas rotações no ventilador (ventilação e exaustão), além daqueles que já estavam quando só existia a lâmpada funcionando.

Esses dois fios é que serão ligados ao capacitor e ao mesmo tempo nos dois (02) fios da mesma cor que saem do motor do ventilador e nos dois (02) fios da mesma cor que saem do controle de velocidade e liga/desliga que veio junto com o ventilador.

Não se esqueça de verificar o Manual do Fabricante.

6- Resta somente um fio de cor diferente que sai do motor.
Este fio será ligado junto com um dos fios que vai para a lâmpada montada no ventilador, que serão ligados ao fio NEUTRO.

Esse fio é aquele que estava ligado no outro lado do receptáculo da lâmpada, que por sua vez estava ligado diretamente na rede elétrica (NEUTRO).

OBSERVAÇÃO: Devem ter vindo dois fios separados na caixa do ventilador, que são para a ligação da lâmpada montada junto do ventilador.

Você deve tê-los passados por dentro do eixo do motor e dentro do canote ( cano de ferro que sustenta o motor).
Eles são o retorno e o neutro da luminária.