Vantagens do Cooktop

Escrito por

 

Se sua cozinha é compacta, onde cada milímetro vale ouro e você está pensando em trocar o seu fogão, uma boa opção é uso de um cooktop.

São aqueles fogões fininhos, vistos frequentemente nas cozinhas de programas de TV.

Se você tem dúvidas sobre se ele realmente pode atender a sua necessidade, confira algumas dicas de tipo de acabamento, fonte de energia e tecnologias que eles possuem.

Características do Cooktop

Cooktops são fogões sem forno, que podem ser instalados em qualquer superfície plana como, por exemplo, na bancada da sua cozinha.

cooktopPor possuírem um formato mais compacto, são ótimos para quem precisa economizar espaço.

Como são separados do forno, os cooktops ou fornos avulsos podem ser instalados onde for mais prático na cozinha, acabando com a necessidade de se abaixar quando algum alimento estiver assando.

O espaço abaixo da bancada não é perdido como acontece com fogões tradicionais.

Já algumas pessoas vêm a falta do forno como uma desvantagem, pois às vezes isso acaba obrigando a compra desse eletrodoméstico separadamente.

Como normalmente os cooktops são instalados embutidos em um móvel, não é necessária a limpeza das laterais como nos fogões tradicionais: isso evita o “arrasta-arrasta” de um lado para o outro.

Materiais dos Cooktops

Hoje no mercado existem cooktops feitos de diferentes materiais.

Um deles é o de vitrocerâmico, que é um material cerâmico constituído de microcristais submetendo o vidro comum a temperaturas altíssimas. Normalmente esse modelo não possui grades e os queimadores ficam embaixo da superfície cerâmica.

Ele oferece maior facilidade na hora de limpar e possui controles digitais.

Para quem gosta de algo próximo do tradicional, há os cooktops feitos de inox. Esses são muito semelhantes aos fogões existentes no mercado, tanto que possuem grades e os queimadores no mesmo formato.

Há os feitos de vidro, que possuem queimadores externos, como os fogões tradicionais, mas oferecem grande facilidade na hora de limpar, e dão um toque mais moderno para a cozinha.

Tipo de Alimentação Possível no Cooktop

cooktopAlém dos diferentes materiais, os cooktops apresentam opções de fonte de energia para seu funcionamento.

O modelo mais vendido é o à gás, que funciona da mesma forma que um o fogão normal, por meio de GLP (gás de petróleo liquefeito) encanado ou botijão, não possibilitando assim tanta mobilidade.

Uma de suas vantagens é que dá pra usar vários tipos de panelas nele, como cerâmica e aço inox.

O elétrico dispensa o uso de gás, o que é uma vantagem, já que extingue o risco de vazamentos.

Ele transforma eletricidade em calor para que os queimadores funcionem, dando a possibilidade ser usado em qualquer lugar que tenha energia elétrica.

A desvantagem é que se faltar energia ele não funciona, pois não possui outra fonte de alimentação.

Entre todos, o mais moderno é o cooktop por indução.

O aparelho funciona através da eletricidade, mas diferente do elétrico, só aquece em contato direto com as panelas, onde são geradas ondas eletromagnéticas para produzir calor.

Nesse caso são necessárias panelas especiais, com base magnética.

A vantagem é que ele aquece e cozinha os alimentos com maior rapidez e também esfria logo que a panela magnética é retirada, oferecendo menos riscos para crianças, por exemplo.

Atenção na Hora da Instalação do Cooktop

Para instala-lo é necessário ter uma bancada feita sob medida, de granito ou madeira revestida de fórmica.

Outro ponto a ser bem observado é que de acordo com o modelo, existem distâncias a serem respeitadas entre o aparelho e a base do seu móvel.

Essa informação vem normalmente no manual de instalação que o acompanha.

Autoria: Texto elaborado por Rogério Fonseca, da Tibério Construtora.