Vantagens do Cooktop à Gás

Escrito por

Ter um cooktop à gás na sua cozinha é uma ótima forma de trazer mais beleza, praticidade e também economia de espaço para o ambiente.

Com visual e funcionamento modernos, esse tipo de fogão costuma encantar com seu design – mas ainda trazem algumas dúvidas sobre seu funcionamento, instalação e modelos.

Para ajudar a acertar na hora de renovar sua cozinha, confira algumas dicas e informações sobre esse tipo de cooktop.

Como Funciona o Cooktop à Gás

Como todo cooktop, esse modelo também é acoplado à bancada, nicho ou ao armário e apresenta apenas queimadores (ou bocas) e seus respectivos botões de controle. Cooktops não possuem fornos.

O modelo à gás utiliza eletricidade apenas para o ligamento automático das bocas: a manutenção do fogo se dá pelo gás de cozinha (GLP).

Já os modelos elétricos usam a energia elétrica também para manter as chamas, o que pode aumentar consideravelmente sua conta de luz, já que eletricidade é mais cara que o gás.

Vantagens de um Cooktop à Gás

cooktop à gásEsse tipo de fogão apresenta um design moderno, minimalista e inovador. Seu visual, apenas com as bocas do fogão, agrada quem procura criar uma estética mais clean e diferenciada na cozinha.

Além disso, como ele pode ser acoplado no balcão, nicho ou armário, ocupa menos espaço na cozinha, colaborando para trazer uma sensação de amplitude – e, de fato, economiza espaço.

Outro diferencial nesse sentido é a variedade de modelos disponíveis no mercado, não apenas com relação aos materiais usados na sua confecção, mas também no estilo, acabamento e design propriamente dito.

Além disso, um cooktop à gás traz mais praticidade não apenas no seu uso mas também na sua limpeza. Justamente por ser menor, ele requer menos trabalho na hora de limpar.

Também devido à sua forma de instalação, ele deixa mais espaço para você transitar na cozinha e permite deixar ingredientes e acessórios mais próximos, agilizando assim o preparo das refeições (mas sempre respeitando normas de segurança).

Mais ergonômico, esse fogão é instalado direto no balcão, à altura da cintura, proporcionando assim um uso mais confortável. Esse tipo de fogão também não demanda que você se abaixe para utilizar o forno quando ele é acoplado abaixo do cooktop, no armário.

A segurança desse eletrodoméstico está associada também à sua forma de instalação e à sua ergonomia.

Por ficar na altura da cintura, o cooktop é mais inacessível para crianças pequenas (o que evita acidentes) e também permite uma visão mais ampla do que está sendo cozinhado. Assim você não “se esquece de uma panela” e nem corre o risco de bater nela enquanto prepara algo em outra boca.

Cooktops à Gás: Modelos

cooktop à gásO mercado atual de cooktops apresenta variedade não apenas nas formas de funcionamento (alimentação à gás, elétrico e por indução) mas também no design (acabamentos em inox, vidro temperado e vitrocerâmico, por exemplo) e nos tamanhos.

Aqui, por exemplo, você pode optar por um cooktop à gás com apenas uma boca (caso sua necessidade seja mais simples ou você só queira um toque e contar com um fogão para usos eventuais) até modelos com cinco bocas.

Já no tocante ao design, também há muita diversidade.

Existem modelos com formas e acabamentos que lembram muito o visual de um fogão clássico. Há, também, os modelos mais modernos e arrojados, com visual inspirado em linhas futuristas e com acabamento colorido.

Dessa forma, seja qual for o estilo de decoração da sua cozinha, você encontrará um cooktop à gás que combine com ele.

Instalação do Cooktop à Gás

cooktop à gásDevido às suas características, é preciso ter atenção ao comprar e também instalar um cooktop à gás.

Primeiro, claro, certifique-se de que a sua cozinha possui algum sistema de alimentação de GLP antes de adquirir o produto.

Depois, confira se tal sistema é acessível ao local no qual o cooktop será instalado. Pode ser uma rede de distribuição por tubulação ou mangueira conectada a um botijão – o importante é existir uma forma segura e eficiente de abastecer o novo fogão com o gás.

Após entender como esse fogão moderno funciona e os pré-requisitos para tê-lo em sua cozinha, vale a pena conferir também algumas dicas e cuidados na hora de instalar o cooktop.

Ter atenção com esses detalhes garante não apenas segurança ao usar o equipamento, mas também uma performance melhor.

Primeiro, é fundamental que o balcão, nicho ou armário no qual o cooktop à gás será instalado seja resistente ao calor. O mesmo vale para o que ficará próximo ao novo fogão, como paredes, armários e outros móveis.

Com relação ao abastecimento de gás do fogão, assegure que a pressão de gás disponível na sua residência (em caso de abastecimento por rede de gás) seja de acordo com o especificado na etiqueta de identificação do produto.

Além disso, a bancada precisa ter no mínimo 20mm de espessura e ser totalmente plana.

Também é sempre bom lembrar a importância de prestar atenção às instruções do manual do cooktop e às medidas do armário/ bancada que receberá o fogão para ter certeza de que ele poderá ser instalado respeitando todas as instruções de segurança contidas no manual do produto.

Autoria: texto elaborado pela equipe da WebContinental, que comercializa os melhores modelos de cooktop.