Você é do time que ama a arte de fazer doces? Então delicie-se agora com os principais utensílios para confeitar em casa – e ainda assim obter um resultado de doceria chique.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Utensílios para Confeitar: Medidores e Termômetros[/h2]
Aquela sobremesa só vai ficar perfeita se as quantidades usadas forem exatas. Portanto de cara você preisa ter uma balança de precisão.
Copos e colheres medidoras também são utensílios essenciais.
Outro de máxima importância é o termômetro digital culinário. São muitas as receitas que exigem detecção exata da temperatura na hora de cozinhar.
A calda de caramelo, por exemplo, sempre corre risco de esquentar demais e acabar com um sabor queimando, amargo no fundo.
Também são muitos os termômetros. Depende do alimento que você está trabalhando.
[h2 type=”2″ width=””]Fuet, Batedeira e Sifão Culinário[/h2]
O fuet parece com uma pá de batedeira. Mas é acionado com as mãos mesmo. Ele serve para misturar e aerar ingredientes.
Ele será muito útil para aplicar em quantidades pequenas, que uma batedeira não alcançaria direito. Também tem a vantagem de você ter mais controle sobre o ponto exato de uma calda, por exemplo.
A batedeira entra em cena na hora de bater massas mais pesadas e/ ou em grandes quantidades. Existem as de mão, as caseiras e as industriais, que sovam massa de pão, por exemplo.
Especificamente para bater chantilly existe o chamado sifão culinário. Ele mistura perfeitamente os aromas e sabores ao creme de leite e é mais rápido que a batedeira.
Além disso o chantilly de sifão conserva sua textura e formato por muito mais tempo.
[h2 type=”2″ width=””]Recipientes, Espátulas e Facas: Utensílios para Confeitar[/h2]
Recipientes tais como potes e bowls são perfeitos para organizar os ingredientes na hora de cozinhar. Nos pequenos ficam os de menor quantidade, como os picadinhos, ou caldas.
Os maiores são onde você vai misturar tudo. O ideal é que eles tenham bordas altas para não deixar derramar nada.
Também conhecidas como pão-duro, as espátulas de silicone são essenciais para raspar os recipientes com perfeição, não deixando sobras.
Também misturam ingredientes frios ou quentes. E espalham recheios e caldas.
O ideal é poder contar com diferentes tamanhos de espátula – sempre se certificando de que os cabos são suficientemente firmes.
As facas indispensáveis para fazer doces são as de fatiar, as de serras tipo de pão e facas menores, para descascar. Existe, ainda, a espátula de confeiteiro, que não tem corte. Serve para alisar coberturas sobre bolos e doces.
[h2 type=”2″ width=””]Formas e Outros Utensílios para Confeitar[/h2]
Ah, as formas! Elas são chave para realizar suas receitas. De assadeiras a forminhas de cupcake ou chocolates, elas dão a identidade final do seu doce.
Quanto maior a quantidade de tamanhos e formatos, melhor. Assadeiras de fundo falso, formas de silicone para pudins, formas ocas para fazer biscoitos…
Tenha, ainda, uma peneira por perto. Ela será útil para afinar farinha ou açúcar, eliminando bolinhas. E coar sucos de frutas que entram nas receitas.
E escolha bicos com diferentes formatos para confeitar. Procure pelo bico folha, serras, perlés, pitanga, pétala, babados e bicos russos (muito em alta no momento).