Como funciona a tv digital por assinatura!

Escrito por

 

 

 

 Qual a diferença entre o decodificador utilizado atualmente e o digital?

O Decodificador Digital tem funções similares ao do atual (sintonizar canais), mas utiliza também funções de processamento parecidas com a de um computador.

São estas funções que possibilitam ao decodificador disponibilizar serviços diferenciados, como o Guia Eletrônico de Programação (EPG), os Mosaicos, os Canais de Música, etc.

Qual a diferença entre a TV a cabo Digital e a transmissão via satélite?

A diferença está na tecnologia utilizada: a TV a cabo utiliza sua rede de cabos para enviar os sinais de TV até o cliente, já na transmissão via satélite, o sinal é enviado do satélite até uma antena instalada na casa do cliente.

No caso da recepção por satélite podem ocorrer falhas na transmissão decorrentes de chuva forte e outras interferências climáticas.
Outra vantagem da TV a cabo digital é que o sinal analógico continua existindo, sendo assim, o cliente pode ter na mesma casa um ponto digital e um ponto adicional analógico, podendo utilizar o decodificador analógico já existente na residência.
Com isso, não há a necessidade de comprar um decodificador digital para o ponto adicional, o que não é possível no sistema via satélite.

O que é DVR (Digital Video Recorder)?

É um serviço de gravação de programação através de um decodificador especial que funciona como um videocassete, porém, sem a necessidade de fita, já que a programação ficará armazenada no equipamento (dentro de um Hard Disk – HD).

E se eu já sou cliente e quero continuar com o serviço que tenho hoje, terei que trocar o decodificador?

Não. O cliente que opta por permanecer com o serviço analógico continua com decodificador analógico.
Esta é uma das vantagens da convivência de tecnologia (analógica e digital) que ocorre na rede da NET.

 Eu preciso alterar a instalação (cabeamento) da NET na minha casa para ter a as seleções digitais?

Não, a NET usa os mesmos cabos instalados, efetuando apenas a troca do equipamento decodificador (desde que a instalação esteja em perfeito estado).

Tenho tv a cabo digital ou analogica (Net/Tva) ou via satélite (Sky/Direct) na minha casa. O que devo fazer para receber o sinal da tv digital aberta?

As TVs por assinatura hoje transmitem digitalmente a programação das emissoras, mas não em alta definição.
O assinante de TVs por assinatura terá duas opções para receber os sinais de TV Digital:?1.

Comprar o conversor digital e interligá-lo a sua TV e a uma antena (que poderá ser interna ou externa, dependendo do local da residência/escritório). Ele, dessa forma, continuará recebendo a programação da TV por assinatura pela sua atual caixa da operadora de TV por assinatura, e os sinais das TVs abertas, gratuitamente, pelo novo conversor de TV Digital.?

OBS: A forma de interligar as duas caixinhas às TVs irá variar caso a caso e dependerá do tipo dos diferentes modelos de caixinhas e de TVs.?2. Quando as TVs por assinatura também distribuírem por suas redes os sinais TVDigital, seus assinantes não precisarão mais utilizar o conversor digital. Mas, mesmo nesse caso, as operadoras de TV por assinatura deverão disponibilizar novascaixas para seus assinantes que terão a capacidade de alta definição.

 Moro na fazenda e recebo o sinal da Tv via Parabólica, quando comecar a tv Digital vou receber o sinal automaticamente ?

A TV Digital é a nova geração de televisão aberta terrestre, em UHF , e não está relacionada com outros tipos de distribuição, tal como a televisão distribuída via satélite, que é captada pelas parabólicas. Mas você continuará recebendo, normalmente, o sinal da parabólica.

 Sou sindico de um prédio que tem uma antena coletiva, mas não tem assinatura de nenhuma tv a cabo. Preciso trocar a antena do prédio para receber o sinal digital ? Os condominos necessitam comprar algum equipamento adicional ?

Caso a antena coletiva esteja em boas condições para receber os canais de VHF (canais 2 ao 13) e UHF (canais 14 ao 69), ela não precisará ser trocada, porém cada morador precisará comprar sua caixinha conversora, parecida com as usadas na TV a cabo ou via satélite, para poder usufruir quase todas as vantagens da TV Digital em seu aparelho atual, como a imagem perfeita e sem ruído.

Porém, para ter o sinal de Alta Definição, será necessário que o morador tenha adicionalmente um televisor HDTV (High Definition TeleVision).?

Vale ressaltar que as transmissões digitais ocorrerão nos canais de UHF.
É possível que em alguns casos as distribuições das coletivas existentes tenham desempenho adequado apenas para recepções em VHF, ou que não estejam preparadas para distribuir toda faixa de UHF.
Portanto, nesses casos será necessário incorporar a antena de UHF para receber os sinais digitais.

fonte: nettv   /    Sky   /   Telefonica