Há quem separe o lixo orgânico – e há quem prefira descartar esse tipo de resíduo em trituradores de alimentos. Conheça as vantagens desse dispositivo que é instalado no ralo da pia.
Esses aparelhos são instalados dentro do ralo da pia da cozinha e picam os resíduos orgânicos em pedaços mínimos, de modo que a corrente de água os carregue com facilidade em direção ao esgoto.
Cerca de 85% das residências americanas e a maior parte das europeias possuem trituradores de alimentos, e cada vez mais lares brasileiros estão aderindo ao dispositivo.
Resíduos orgânicos respondem por 60% do lixo doméstico produzido no Brasil.
[h2 type=”2″ width=””]Como Funciona o Triturador de Alimentos[/h2]
O triturador substitui o sifão da pia. É instalado na cuba e conectado ao encanamento do esgoto.
É acionado através de um botão, que faz girar velozmente um tipo de disco.
Trituradores modernos não possuem lâminas: ao invés de triturar os detritos através do corte, trituram por impacto.
São, portanto, mais seguros, e permite a retirada segura de qualquer objeto que acidentalmente caia lá dentro. Basta assegurar-se de que o dispositivo está desligado.
Modelos mais recentes costumam ser silenciosos e gastam pouca energia elétrica: a média de uso, que é de 5 minutos diários, equivalem a uma hora de uma lâmpada de 100 watts acesa.
A água utilizada para carregar os resíduos triturados em direção ao esgoto corresponde a menos de 1% do consumo mensal da residência.
Os fabricantes recomendam que a cada 15 dias o triturador seja limpo. Para isso basta introduzir cascas de frutas cítricas e gelo no ralo onde se encontra o aparelho, e acioná-lo.
No Brasil as três principais marcas de trituradores são InSinkErator (seu modelo Evolution 100 está sendo considerado o melhor de 2015), Cleany e Triturac.
Há, ainda, modelos de trituradores industriais para bares, restaurantes e hospitais, com capacidade para grandes volumes de restos. Aqui a marca líder é a Tweeny Tritury[clear]
[h2 type=”2″ width=””]O Que Pode Ser Processado pelo Triturador de Alimentos[/h2]
Trituradores de resíduos podem processar restos de refeições, cascas de frutas, verduras, legumes, caroços, pequenos pedaços de carnes, pequenos ossos, nozes e cascas de ovos.
O ideal é que você corte restos muito grandes (exemplo: casca de melancia) e jogue aos pedaços dentro do triturador.
Evite processar espigas de milho e conchas.
E não se esqueça de ligar a água na hora de usar o aparelho!
[h2 type=”2″ width=””]Impacto Ambiental do Uso do Triturador de Resíduos[/h2]
Fossas sépticas são beneficiadas com o uso de trituradores de alimentos, pois resíduos orgânicos ajudam a acelerar reações biológicas.
Além disso, ao serem eliminados diretamente pela tubulação de esgoto, evita-se que os detritos orgânicos acabem em aterros sanitários, contaminem lençóis freáticos e liberem gás metano, principal causador do efeito estufa.
Outra vantagem é a diminuição do uso de sacos e sacolas plásticos para descarte de restos orgânicos.
Alguns órgãos de abastecimento de água e esgoto, no entanto, alertam para o aumento da energia gasta para tratar um esgoto que traz maior volume de matéria orgânica, principalmente quando misturada ao óleo de cozinha.
[h2 type=”2″ width=””]Mais Vantagens de Dispor de um Triturador de Alimentos[/h2]
- Não existe uma forma totalmente higiênica de se descartar matéria orgânica. Ela eventualmente acaba entrando em decomposição dentro de latas de lixo, propiciando a proliferação de bactéricas e atraindo insetos, tais como moscas e baratas;[space]
- Trituradores podem ser instalados em quase todo tipo e tamanho de pias e cubas;[space]
- Evita a formação de odores e sujeira proveniente de restos de alimentos jogados fora, mantendo o ambiente de preparação das refeições mais limpo;[space]
- Torna a separação do lixo mais simples, exigindo menos lixeiras para acomodação do mesmo.