O caminhão de mudanças já está agendado, mas como transportar suas plantas com segurança? Pesquisamos junto às melhores transportadoras e elas revelam como acomodam suas verdinhas para pegar a estrada – e o que você pode fazer para garantir uma ótima viagem para elas até o novo lar.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Cuide da Água e da Luz para Transportar Plantas[/h2]
Os dois maiores riscos que as plantas em geral correm durante uma mudança de endereço é o de ficarem abafadas demais dentro do caminhão ou se quebrarem.
Mas existem meios de minimizar essas ameaças. E um ótimo começo é regando bem toda sua coleção na véspera. Assim ela vai enfrentar melhor possíveis altas temperaturas e ficará mais firme na terra úmida.
Além disso, se for se mudar para muito longe, acostume-as progressivamente com a penumbra duas semanas antes. Pode ser feito colocando-as num canto mais escuro da casa ou fechando as cortinas parte do dia.
Isso fará com que as plantas resistam melhor à falta de claridade natural do interior do caminhão.
[h2 type=”2″ width=””]Como Organizar suas Plantas de Acordo com o Tamanho[/h2]
Plantas pequenas devem ir em caixas de plástico ou de papelão (caso não precisem ser regadas no trajeto). Juntinhas elas se apoiam mutuamente e ficam mais firmes no lugar.
Mesmo assim use jornal ou plástico-bolha entre cada vaso para aumentar a segurança.
A princípio plantas mais altas não precisam de nenhuma embalagem. O jeito correto de transportá-las é todos os vasos bem juntinhos e amarrar as folhas todas juntas com uma cinta ou uma corda.
Caso os vasos sejam de barro, use o plástico-bolha para separá-los. Afinal podem se chocar no caminho e quebrar.
Plantas com espinhos, como roseiras e cactos, deverão ser isoladas com algodão para que não machuque ninguém.
Deixe que os profissionais do caminhão de mudança carreguem as plantas maiores. Eles tem prática nisso.
[h2 type=”2″ width=””]Cuidados ao Transportar Plantas Durante a Viagem[/h2]
O ideal é que os vegetais sejam carregados por último. Assim ficarão perto das portas do veículo. Isso é essencial em viagens mais longas.
Afinal você vai precisar combinar com o motorista de ele abrir as portas do caminhão para ventilar as plantas em cada parada que fizer.
Leve, também, uma garrafa de água com você e regue as plantas dentro do caminhão nessas paradas. Não encharque.
Se o caminhão for aberto, é preciso amarrar bem as plantas e organizar os vasos para não correr o risco de eles caírem do veículo.