Toalheiro Térmico: Ideal para Dias Frios

Escrito por

Além de ajudar a secar toalhas úmidas, o toalheiro térmico garante um secar quentinho em dias mais frios. Saiba a seguir como o toalheiro elétrico funciona e quais os modelos disponíveis no mercado.

Mesmo países tropicais como o Brasil possuem dias mais frios no inverno. E não adianta: por mais relativamente brando que esse frio seja, todo mundo busca ficar mais aquecido.

O desejo de prolongar o calor de um banho quente, por exemplo, é universal. Este é um dos segredos do sucesso do toalheiro elétrico.

Além de esquentar toalhas para a saída do banho, ele também ajuda a secá-las em épocas de clima frio ou em regiões muito úmidas.
Peças pequenas de roupa, como meias e lingerie, também podem se beneficiar.

Essa secagem rápida, inclusive, ajuda a higienizar as peças, já que não passam muito tempo úmidas. Mofo, ácaros e proliferação de bactéricas são aplacados, evitando irritações de pele e dermatites.

E tudo isso sem aumentar significativamente a conta de luz.

A seguir explicamos com detalhes como funciona um toalheiro térmico.

Modelos de Toalheiro Térmico

toalheiro elétrico térmicoInstalado no banheiro, o toalheiro térmico pode ser colocado de pé no chão, inclusive com rodinhas, ou preso a uma parede. O importante é que ele esteja sempre perto de uma tomada.

Existem modelos de diferentes tamanhos, cores e formatos. Alguns toalheiros, por exemplo, são cromados, com estrutura retangular e se assemelham a escadas de piscina.

Outros são arredondados, tubulares e coloridos.

Na hora de escolher, é importante saber qual a capacidades para número de toalhas que o toalheiro deve ter. Existem opções para uma só toalha, duas, várias. Também há modelos exclusivos para toalhas de rosto, ótimos para lavabos.

Sistema de Aquecimento do Toalheiro Elétrico

toalheiro elétrico térmicoUm toalheiro elétrico alcança uma temperatura máxima de 45 graus centígrados. O tempo que leva para aquecer ou secar uma toalha dependerá de seu tamanho, capacidade de secagem e, é claro, do número de peças que estará comportando no momento.

Quanto mais toalhas de uma vez, mais lento o processo de aquecimento e secagem.

A temperatura do ambiente também é de suma importância. Em dias mais frios, o toalheiro levará mais tempo para chegar à temperatura máxima.

Se preferir, adquira um timer ou um temporizador numa loja especializada para ajudar a controlar o tempo em que o produto ficará ligado.

O sistema elétrico do toalheiro térmico é muito simples. É feito de resistências elétricas comuns. Isso reduz imensamente a necessidade de manutenção. A maior parte dos fabricantes oferecem dois anos de garantia.
Aliás, por se tratar de um produto elétrico, compre sempre de uma marca confiável.

Seu consumo de energia elétrica é considerado baixo – cerca de 90 Watts.

Toalheiro Térmico É Seguro

toalheiro elétrico térmicoVale lembrar que, por chegar a um máximo de 45 graus centígrados, o toalheiro é seguro em contato com o corpo: não queima a pele. E também não oferece riscos de choque. Seu sistema elétrico interno é isolado com camadas de silicone e fibra de vidro.

Ele também não oferece risco à segurança doméstica se for esquecido ligado. E pode ser usado com bastante constância.

O toalheiro térmico não resseca nem queima as toalhas. Mas é sempre importante ressaltar que ele é feito para entrar em contato com tecidos felpudos umedecidos em água.

Outros tecidos devem ser sempre supervisionados. E nunca podem estar umedecidos em outras substâncias líquidas, sob o risco de mancharem ou danificarem o próprio toalheiro.

Toalheiro Térmico Aquecido à Água

Há tipos de toalheiro térmico que, ao invés de energia elétrica, utiliza água quente em seu interior, aquecendo suas estruturas e, consequentemente, as toalhas.

No entanto ele só é possível quando o imóvel dispõe de uma caldeira e sistema central de radiadores. Então, deve ser conectado às condutas de aquecimento, e passa a funcionar quando o sistema central é acionado.

O toalheiro aquecido à água deve sofrer manutenções periódicas, para verificar se há ar dentro das passagens, o que impediria a entrada de líquido quente. no objeto.