Tirar Manchas de tudo… A – Z. Sugestões que funcionam!

Escrito por

A

Tirar manchas : As 10 Sugestões Importantes na hora de lavar*

1 – Quanto mais rápido melhor, trate da mancha logo que ela apareça.

2 – Não lave a roupa, antes de tratar da mancha.

3 – Identifique de que a mancha é feita e o tipo de tecido em que ela se encontra.

4 – Procure analisar o problema com calma, em principio não use água quente, secador de cabelos ou ferro elétrico em manchas. Temperatura alta às vezes fixa alguns tipos de manchas.

5 – Siga sempre as recomendações escritas nas etiquetas e nas embalagens de detergentes e removedores.

6 – Teste o removedor ou qualquer outra formula usada para tirar a mancha, num pedaço do tecido (que não seja visível quando em uso) para saber se não vai estragar o pano.
Se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água para uma de vinagre.

7 – Coloque (se possível) um pano grosso limpo e seco do outro lado do tecido, para que não deixe passar líquidos para outras partes da peça.

8 – Retire o máximo de material da mancha (raspando com espátula de plástico, pinçando com papel absorvente, etc.) antes de começar a limpa-la.

9 – Seja cuidadoso(a) para não aprofundar a mancha (esfregando fortemente, raspando com objeto cortante, etc.), ou danificar o material manchado.

10 – Trabalhe limpando sempre das bordas em direção ao centro. Assim você não espalhará a mancha.

obs.
– Se ficou um círculo em volta da mancha já tratada, convém estender esta parte esticada sobre o vapor de água fervendo.

– Após o uso de amoníaco ou de outro ácido para eliminar uma mancha é necessário lavar bem a mancha, logo em seguida à operação.

Ácidos
Usar uma solução de 1 colher (sopa) de amônia para 3 colheres (sopa) de água, passados com uma esponja sobre a mancha; o bicarbonato de sódio também servirá.

Açúcar – Xarope
Para tirar manchas de Xarope,  aplique uma solução feita de 3 partes de água e 1 parte de álcool etílico, depois lave normalmente e deixe secar.

Álcool

Elimine as manchas de álcool lavando o tecido atingido rapidamente com água fria.

 

Alcachofra
Estas manchas são tiradas com limão.

Anilina
Dissolver 50 gramas de hidrosulfito de sódio em ½ litro de água quente.
Esticar a parte manchada sobre uma vasilha e derramar lentamente a solução quente atravessando o tecido.
Imediatamente após, lavar com água e sabão para não estragar o tecido.

Água
MOVEL DE MADEIRA:
Como tirar manchas do móvel manchado se for de madeira encerada, basta derreter cera branca, (qualquer cera branca) com algumas gotas de óleo de linhaça e passar esta mistura sobre o local manchado e esfregue com energia. Repita a operação e deixe a cera secar.

MOVEL ENVERNIZADO:
se um copo ou outro objeto deixou uma mancha sobre um móvel e não quer sair, esfregue suavemente o local com um pano suave embebido em óleo de oliveira (azeite) e depois lustre com uma flanela.

POLTRONA DE COURO:
Para tirar manchas do couro: esfregue um pano com essência de terebentina.

Azulejos

Para tirar manchas de Azulejos:  manchas amareladas podem ser limpos esfregando-se suco de limão com um pouco de gasolina.

Obs. Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, poltrona ou carpete, etc.
Faça a experiencia numa parte que não seja muito visível (caso de errado), diminuindo assim qualquer surpresa desagradavel !

Aluminio anodizado
Tirar manchas do alumínio : A anodização mancha facilmente com muitos produtos entre eles cal e cimento, se for uma mancha causado por produtos químicos como os citados dentre outros, a unica solução é uma pintura com tinta própria para alumínio, já que mesmo anodizando novamente vai permanecer com manchas.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Creole Sha, Lars Plougmann