Sala de TV que Parece Cinema

Escrito por

 

Ter um espaço para poder assistir televisão com a família e os amigos é o sonho de todos aqueles que não dispensam um bom filme.

Se esses momentos já são divertidos por si mesmos, imagina ter um ambiente especial para isso?

Ter um cinema dentro de casa é muito mais fácil do que muitos pensam. Tomando cuidado com os elementos certos, é possível criar um ótimo ambiente para assistir filmes.

Se você é um cinéfilo de carteirinha e sempre sonhou em ter um cinema em casa, selecionamos um passo a passo para você tirar esses planos do papel.

Confira as nossas dicas e aproveite seus filmes com ainda mais conforto!

Cinema em Casa: Escolha uma Tela

sala de tvEm um verdadeiro cinema, um dos elementos mais importantes é a tela.

Por isso, antes de organizar a sala, o primeiro item a ser resolvido é a escolha entre uma televisão grande ou um telão de fundo branco, assim como nos cinemas tradicionais.

Para escolher, a dica é observar o tamanho do cômodo: em salas menores, a melhor alternativa são as televisões de 50 e 60 polegadas.

Além da qualidade de imagem, a dimensão não deixará o cômodo sobrecarregado e manterá a harmonia do ambiente.

Porém, se o espaço não for problema, telões de 100 e 130 polegadas dão a sensação de estar em um verdadeiro cinema.

Caso opte pelo telão, será necessário ter um projetor, um cabo HDMI e também um cabo de rede CAT5/6, que proporcionará uma melhor qualidade de imagem e também habilitará o uso do controle remoto.

Capriche nos Sofás do seu Home Theater

Para curtir um bom filme com a família e amigos, é indispensável que o espaço tenha sofás aconchegantes e espaçosos.

sala de tvNo momento de transformar o seu cômodo em um cinema, escolha poltronas que deixem todos confortáveis para assistir o filme.

Para escolher os sofás mais apropriados, observe se o encosto é reclinável, para que o pescoço não fique em uma posição ruim.

Certifique-se que o estofamento seja de qualidade e opte por um modelo que permita que as pernas fiquem esticadas, para que o momento fique ainda mais relaxante.

Para aqueles que desejam uma alternativa mais acessível que os sofás, há a possibilidade de criar um lindo e confortável ambiente reutilizando pallets, colchões e espumas: basta escolher as cores que farão parte da composição e soltar a criatividade!

Invista no Áudio do seu Equipamento de TV

Ter uma imagem HD não é o suficiente para a boa qualidade de exibição: também é preciso investir em um som de qualidade.

Um item essencial para garantir um áudio digno de cinema é o home theater, que faz com que o filme pareça ainda mais real e nos transporta para o universo do filme.

Para ter a verdadeira sensação de estar em um cinema, opte por um sistema de som surround, que possui um mecanismo de funcionamento diferente dos tradicionais: o som vem de todas as direções e não somente da tela.

Para um efeito ainda melhor, a dica é deixar todas as caixas de som voltadas para onde o espectador estará no momento do filme, fazendo com que a acústica o envolva.

Outro cuidado indispensável para a qualidade do som é observar a fiação. Os cabos dos auto-falantes devem ter uma bitola com tamanho mínimo de 2 x 2,5.

Antes de escolher o seu home theater, não se esqueça de conferir se ele é compatível com o modelo da sua televisão.