Robôs que Fazem a Limpeza Doméstica

Escrito por

 

Tirar a sujeira dos cômodos, passar pano, limpar os vidros, cuidar da piscina, aspirar os cantos e outras formas de limpeza podem ser muito cansativas quando precisam ser realizadas após um dia cheio de trabalho.

Deixar a casa brilhando exige cuidados e dedicação – o que nem sempre é possível com toda a correria do dia a dia.

Para facilitar essas atividades, muitos sonham em ter um robô que faça tudo isso em seu lugar.

Então saiba que isso agora é realidade: diversos equipamentos atuam de forma independente para cuidar da sua casa. Confira os tipos existentes e aproveite!

Aspirador de Pó: O Robô Roomba

robô roombaAspirar o chão de casa pode ser extremamente fácil com o o robô Roomba. Pequeno e portátil, ele possui duas versões: uma automática e outra que precisa ser acionada.

No caso do primeiro, é só programar um horário para que ele ligue e o aparelho fará todo o processo sozinho.

Isso significa que o robô fará toda a limpeza da sua casa sem que você nem ao menos precise estar presente, encontrando tudo em ordem quando chegar ao seu lar.

Já o segundo exige que alguém o ligue para que ele inicie a limpeza e o desligue quando estiver pronto.

Ambos possuem uma escova giratória, que faz a função de varrer e aspirar o pó.

O aparelho possui ainda um sensor que o orienta a mudar de lugar quando ele encosta em alguma coisa.

Robôs que Limpam a Piscina

robô piscinaEntre todos os serviços de limpeza, cuidar da piscina pode ser considerado um dos piores.

Além de trabalhoso e demorado, o processo ainda pode ser bem mais complicado quando a piscina é grande, já que nem todas as regiões são alcançadas pelas redes de limpeza, sendo necessário improvisar cabos mais compridos.

Para evitar todo esse desgaste, diversas marcas lançaram robôs automáticos que andam pela piscina aspirando e filtrando toda a sujeira.

Para um trabalho completamente bem feito, eles sobem pelas paredes e pelos degraus da piscina, fazendo o processo de limpeza deles também.

Robô Limpador de Vidro

robô vidroSubir em um banquinho ou se aventurar sentando na própria janela para limpar o vidro faz parte da vida de muitas pessoas – ainda mais quando se mora em um apartamento ou casa com diversas portas e janelas.

Por ser difícil de realizar, essa atividade pode até mesmo causar manchas e marcas permanentes na superfície do vidro quando feita de maneira inadequada.

Para alegrar a vida dos que precisam fazer essa tarefa, foi inventado um robô que limpa qualquer tipo de vidro plano.

Extremamente simples de ajustar, o equipamento deve ser colocado na superfície com um produto de limpeza específico.

Após ligar o aparelho, ele fará toda a limpeza e deixará o vidro limpo e brilhante.

Assim como os outros robôs, ele também possui sensores que o farão desviar de qualquer obstáculo.

Robô Braava: Passando um Paninho

robô pano no chãoDepois de varrer, aspirar e tirar qualquer pó, é preciso passar pano. Mas, para deixar o ambiente perfumado e o chão realmente limpo e brilhante, é possível utilizar o robô Braava para fazer esse trabalho.

O aparelho oferece duas opções:

  • Acoplar um pano seco ao aparelho, para que ele retire sujeiras superficiais, como cabelos e poeiras, e acionar o modo sweep (varrer);
  • Acoplar um pano seco e deixar que o Braava controle a quantidade de água que ele deve receber, limpando a casa com movimentos em forma de vai e vem. Para essa opção, que faz uma limpeza mais profunda, é preciso acionar o Mop (limpar) e deixar que ele trabalhe.

O aparelho possui um GPS interno, que mostra os lugares por onde ele já passou e os pontos que ele ainda precisa ir.

Além disso, ele grava em seu sistema os locais onde há paredes, objetos e inclinações que possam impedi-lo de fazer o processo adequadamente.