Revisão do Carro Antes de Viajar

Escrito por

Finais de semana, feriados e férias: eis três ocasiões perfeitas para cair na estrada e aproveitar o tempo livre em outro lugar. Antes disso, no entanto, aprenda como fazer uma boa revisão no seu carro.

A revisão do automóvel não só evita inconvenientes como um enguiçamento como também previne acidentes, que sempre correm o risco de serem fatais.

Confira quais os itens do carro que devem ser checados antes de viajar de carro.

O Que Sempre Deve Ser Checado

revisao carro mulherSempre observe se os pneus continuam em bom estado e calibre-os. O estepe também precisa estar em dia, e as ferramentas para troca devem sempre ficar dentro da mala do carro.

Veja se a água do carburador está no nível adequado. Idem para o aditivo do radiador, para o óleo e para o fluído de freio.

Por fim, procure encher o tanque do carro antes de pegar a estrada: assim você não precisa parar no meio do caminho e não corre o risco de não encontrar um posto de gasolina quando precisar. Ou precisar abastecer num posto de qualidade duvidosa.

Revisão Detalhada Antes de Pegar a Estrada

Uma revisão mais minuciosa deve ser feita antes de percorrer muitos quilômetros de chão. Isso inclui não apenas os itens já mencionados como também vários outros.

O sistema de filtros de ar, óleo e combustível só deve ser trocado de acordo com o manual do proprietário. A troca do óleo sem a troca do filtro, por exemplo, reduz a vida útil do primeiro.

painel carro

Cheque os ponteiros do painel do carro

Teste os freios: eles devem responder imediatamente ao seu comando e não podem apresentar trepidações, barulhos ou provocar pedal duro. Cheque o nível do fluído desse item.

Veja se as borrachas do limpador de para brisas estão em bom estado e se as articulações das hastes estão firmes.
Cheque as molas, os amortecedores, bandejas, buchas, pivôs e terminais. O sistema de suspensão é chave para a segurança ao dirigir.

Lâmpadas, faróis e sistema elétrico são essenciais, principalmente se você costuma viajar à noite ou se ocorrer muita chuva ou nevoeiro no percurso. Verifique o estado deles. A bateria, sempre meio esquecida, deve estar em dia, senão nada disso funciona.
Fique de olho no prazo de validade do líquido de arrefecimento do motor, presente no radiador.

Peça ao mecânico para verificar o correto funcionamento da válvula termostática, da ventoinha, da bomba d´água e dos marcadores de temperatura do painel.

Numa revisão detalhada, os pneus devem ser alinhados e balanceados – principalmente se o volante apresentar vibrações.

Automóvel: Prazo de Troca de Alguns Itens

Peças como a suspensão do carro, velas, freios e bateria devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros. Já os cabos das velas e a correia dentada, a cada 50 mil.

No caso da correia, a troca é em geral preventiva. Ainda assim, ela deve ser checada a cada 15 mil quilômetros, já que sempre pode haver desgastes, como trincas. Caso se rompa, o motor pode ficar bastante danificado.