Como Remover Adesivos de Vidros

Escrito por

 

A reutilização de embalagens de vidro é sempre uma ótima ideia: elas podem servir para armazenar água filtrada, alimentos, para colocar flores e até mesmo para projetos de artesanato.

Podem ser reaproveitadas garrafas de bebidas alcoólicas, vidros de molhos prontos, geleias, sucos e muitos outros.

Depois de consumido o produto original, é preciso apenas lavar o recipiente e se livrar de possíveis rótulos, para que o vidro recupere uma aparência neutra.

No entanto a cola presente em rótulos e etiquetas de preço pode ser difícil de tirar, deixando rasgos de papel na superfície e uma aderência incômoda ao toque.

Selecionamos diferentes métodos para retirar a cola de embalagens de vidro. Elas também podem ser aplicadas para retirar adesivos de janelas, para-brisas e outras superfícies.

Retirando Colas Simples de Superfícies de Vidro

vinagre brancoSe a cola é proveniente de adesivos mais simples, como etiquetas de código de barras ou preço, o vinagre branco é um dos mais indicados.

Basta embeber um pano macio com o líquido e esfregar até que penetre bem por toda a cola e restos de papel.

Após um minuto, esfregue com outra parte do pano. Repita a operação de aplicação e esfrega até que a cola saia completamente.

Você pode proceder da mesma forma a partir de removedor de maquiagem para os olhos, desde que o produto seja do tipo oleoso, bifásico.

Outra opção bem simples é utilizar óleo de cozinha.

Aqui, basta aplicar sobre os restos de adesivo e esfregar com os dedos, pano ou, no caso de superfícies mais resistentes, com uma esponja. Não é preciso aguardar.

Para o óleo ficar ainda mais poderoso, você pode misturar uma parte igual de bicarbonato de sódio a ele e proceder com a remoção da cola.

Algumas pessoas lembram logo da água fervente quando o assunto é retirar cola de superfícies. No entanto existe o risco do vidro trincar com o calor da água.

A alta temperatura também pode danificar a pintura de outras superfícies, gerando bolhas ou descamações. Por isso, evite.

Colas Persistentes: Como Removê-las de Superfícies de Vidro

Algumas colas podem ser mais pegajosas e aderentes do que outras. É o caso de alguns adesivos para pára-brisas de automóveis, por exemplo.

Esses aderentes são ainda mais resistentes à água e à fricção.

Aqui, a melhor saída é usar uma tampinha de solvente (álcool isopropílico, acetona ou removedor de esmalte): espalhe o produto em movimentos circulares sobre a cola, espere alguns minutos e depois raspe com os próprios dedos ou com a ajuda de um raspador.

Outra alternativa é usar produtos de limpeza desengordurantes para automóveis, especialmente desenvolvidos para remover graxa ou óleo de motor.

adesivo vidro carroVocê também pode tentar utilizar produtos desengordurantes domésticos, como os para livrar a cozinha do óleo.

O famoso WD40, utilizado para lubrificar dobradiças e outras peças metálicas de portas, pode ser borrifado na cola. Em seguida, esfregue o local com pano seco e limpo.

Por fim, você sempre pode recorrer ao fluido de isqueiro, espalhando-o sobre papel toalha ou pano e esfregando sobre o adesivo; então, remova a cola com pano úmido.

Não se esqueça de lavar bem a área com água e sabão depois da remoção, já que fluido de isqueiro é altamente inflamável.

Fluidos de isqueiro também são excelentes removedores de giz de cera.

Para todas as alternativas deste capítulo, é importante estar numa área bem ventilada, pois os odores desses produtos são muito fortes.

Removedores de Cola e Massa Adesiva

Existem, é claro, produtos especialmente desenvolvidos para remover a cola de superfícies, tais como Glue Off, Tira Cola e Removedor de Adesivos da 3M.

Você pode encontrá-los em papelarias, supermercados, bazares e lojas de material de construção.