Reciclagem da Água: o Ciclo da Água

Escrito por

A reciclagem da água tem se tornado cada vez mais relvante diante do crescimento populacional e das variações climáticas que levam a estiagens. Veja a seguir como ela é feita e como aproveitar a água reciclada.

 Águas Cinzas, Águas Negras e Reciclagem

Água cinza são águas servidas que foram utilizadas para limpeza (tanques,pias,chuveiros). Já a água negra são águas servidas que foram utilizadas nos vasos sanitários e contém coliformes fecais.

O processo de reciclagem é em certos aspectos bem simples, temos que criar uma alternância de ambientes com oxigênio e sem oxigênio.

Um recomendação é construir filtros com materiais porosos que irão limpar a água dos resíduos sólidos em suspensão. Estes materiais porosos podem ter tamanhos diferentes para reter todos os tipos de sólidos em suspensão.

A dimensão do filtro esta relacionada com a demanda de águas servidas. Consociar com plantas aquáticas que irão ajudar na filtragem e limpeza da água.

Como Funciona a Reciclagem de Água

O principal responsável pela decomposição de matéria orgânica é a bactéria. Tratam-se de organismos unicelulares que podem se reproduzir em grande velocidade, a partir da matéria orgânica disponível.
A capacidade de sobreviver dentro de uma variedade de condições ambientais é uma característica da bactéria.

Um grupo delas, as chamadas aeróbicas, só vivem e se reproduzem em um meio que contém oxigênio molecular livre (atmosférico ou dissolvido na água).
Outro grupo, as anaeróbicas, não necessita, por sua vez de oxigênio livre e morrem quando estão em ambiente com oxigênio.

As bactérias decompõem as substâncias orgânicas complexas dos esgotos (carboidratos,proteínas e gorduras) em materiais solúveis.

Em condições anaeróbicas, ocorre o seguinte processo: a matéria orgânica sedimentável se acumula no fundo da lagoa, formando uma camada de lodo.

Ele sofre um processo de digestão anaeróbica. As bactérias produzem substancias solúveis, utilizadas como alimento dentro do ecossistema e que podem ser convertidas em gases como o dióxido de carbono, metano, gás sulfídrico e amônia.

O ambiente filtrante (brita, areia, pedriscos e terra) é responsável pela remoção de grande parte da matéria orgânica como as gorduras e sabão. Quanto maior o numero de ambientes anaeróbicos e aeróbicos, maior será a eficiências do sistema de tratamento.

Dica: Filtro Artesanal para Água da Chuva

molhando canteiro plantasPara fazer um filtro para água da chuva, pega-se uma vasilha ou vaso de barro que já venha com um furo na lateral inferior (ou nós mesmos o fazemos). Enche-se o fundo com brita ou seixos grandes (lavados) numa camada bem justa.

A seguir, coloca-se outra camada, mas de pedras ou seixos menores. Ainda outra camada de pedras menores que a última, e mais uma camada de areia grossa lavada.

Finalmente mais uma camada de carvão moído e peneirado (para igualar toda a camada) de mais ou menos 15 cm a 20 cm de espessura. Colocar a água em cima do carvão e esperar até que saia pelo orifício lateral…. clara e limpa!

Assim, você poderá reutilizá-la para a limpeza da casa ou manutenção da horta.

Reuso da Água

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Diego3336