Substituir o sal na receita pode ser uma escolha de saúde ou de simples falta do ingrediente na cozinha. Pode parecer improvável mas sim, é possível dispensar parcial ou totalmente o sódio do sal e ainda deixar seus pratos perfeitos. Confira nossas dicas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Substituir o Sal com Especiarias[/h2]
Acredite: a pimenta preta, sozinha, pode dar o mesmo sabor salgadinho a algumas receitas. Como por exemplo massas, saladas, peixes, frango, sopass. Sem contar que ela combate inflamações.
Sua prima próxima, a pimenta caiena, é indicada para sopas e toda sorte de comida mexicana, do taco ao burrito.
A páprica, feita de pimentões secos, também pode substituir o sal, adicionando, ainda um toque adocicado e defumado. Ela vai com carnes em geral, principalmente ensopados.
Já o açafrão (ou cúrcuma) permite que você use um pouquinho de sal: ela incrementa o sabor dele. Sem contar com o perfume maravilhoso e sua cor atraente. Coloque em ovos, ensopados, sopas e vegetais de raíz.
Misturando-o com pimenta preta o açafrão potencializa sua capacidade antiinflamatório e ajuda na digestão.
Vale lembrar que, a partir de especiarias, é possível criar temperos maravilhosos.
[h2 type=”2″ width=””]Ervas e Hortaliças que Podem Substituir o Sal[/h2]
Caso a sua receita contenha alho, dobre a quantidade. Vai adicionar muito sabor, diminuindo bastante a necessidade de sal. Ou até mesmo de cebola.
Pode até parecer mas a cebola seca não contém sal. Por estar seca seu sabor fica simplesmente concentrado. Com ela você pode temperar – e salgar – saladas de frango, ovos, marinadas, sopas e purês.
Experimente em sopas, purê de batatas, saladas de frango ou ovo e marinadas.
E o popular orégano também permite que você reduza o sal nos molhos, pizzas, frangos e peixes.
O tomilho pode ser usado tanto na forma fresca quanto na seca. Ele realça o sabor de frangos, peixes, marinados de carne e sopas.
Carnes, risotos polenta e feijão podem ser temperados com sálvia no lugar do sal com tranquilidade. Se quiser, adicione outras ervas.
O paladar próprio do alecrim vai bem em pães e tortas salgadas.
O endro (ou dill, ou aneto) é uma erva incrível mas ainda não tão presente na culinária brasileira. Possui um sabor distinto, doce e com um toque de limão, um pouco amargo. É maravilhoso em massas, molhos, frangos, peixes e frutos do mar.
O coentro é um pouco cítrico que aprofunda o paladar da gastronomia mexicana e indiana.
Por causa de seu sabor brilhante e fresco, a salsa é uma boa substituta do sal para ensopados de inverno, pratos de macarrão e purê de batatas.
[h2 type=”2″ width=””]Outras Alternativas ao Sal[/h2]
Como vimos, muitos ingredientes podem substituir o sal parcial ou completamente na hora de cozinhar. Aqui vão outras alternativas que vale a pena testar:
- Suco de limão em batatas fritas, molhos de tomate, frango, peixe e legumes
- Vinagre de maçã: misturado ao azeite faz molhos para saladas e marinadas
- Vinagre balsâmico em carnes, legumes cozidos e frutas grelhadas
- Vinagre de vinho tinto em molhos de saladas, marinadas e decapadas. Combina com carnes de vaca, porco e legumes
- Algas secas e picadas sçao ricas em iodo, presente no sal de cozinha. Em grânulos fica ótimo em frutos do mar