5 Receitas Vegetarianas Simples a Partir de Pratos Básicos

Você finalmente aprendeu a fazer os pratos básicos do dia a dia – afinal, vegetarianos precisam, sim, saber cozinhar! Mas para não ficar sem graça ensinamos a seguir algumas receitas simples para variar o paladar. E quem sabe até convidar alguém para jantar em casa. Cozinheiros vegetarianos sem experiência, alegrem-se![clear]

Mesmo os carnívoros podem aproveitar as dicas a seguir. Um bom prato vegetariano pode sempre complementar um bom filé, escalope, posta, picadinho…

Para facilitar, neste artigo ensinamos a cozinhar os alimentos aqui utilizados com a maior facilidade.

[h2 type=”2″ width=””]Receita Vegetarianas Simples: Arroz, Passas Brancas e Amêndoas[/h2]

receitas vegetarianasSabe aquele arroz facílimo que você aprendeu a fazer aqui nesta matéria? Então: coloque-o numa vasilha grande e polvilhe um pouco de curry e sal.

Pode ser branco ou integral. Misture-o bem com um fio de azeite.

Em seguida adicione metade do volume de arroz em passas brancas e amêndoas laminadas. Se não houver amêndoas, substitua por nozes bem picadas.

Misture bem e… pronto! Você tem um arroz super aromático para acompanhar qualquer prato principal.

[h2 type=”2″ width=””]Grão de Bico à Italiana entre as Receitas Vegetarianas[/h2]

receitas vegetarianasRefogue, numa panela com azeite, meia cebola, meio pimentão amarelo grande e duas aborinhas médias cozidas, cortadas em fatias. Sapique com um pouco de sal e pimenta do reino.

Adicione de três a quatro xícaras de grão de bico cozido e misture bem. Adicione uma lata de tomate pelado, adicione um dente de alho picado e deixe curtir um pouco em fogo brando.

Após cinco minutos adicione algumas folhinhas de manjericão. Desligue o fogo, misture bem e aguarde mais cinco minutos.

Sirva com queijo ralado por cima.

Dica Valiosa: Para cortar os tomates pelados ainda dentro da lata, utilize uma tesoura grande. Mergulhe-a dentro da lata e “picote” os tomates algumas vezes.

[h2 type=”2″ width=””]Dahl de Lentilhas[/h2]

receitas vegetarianasDahl é uma espécie de sopa indiana. Em geral a lentilha usada nessa receita é a vermelha, mas a escura também vai muito bem.

Numa panela coloque duas colheres de sopa de azeite e duas de óleo de gergelim. Refogue uma cebola pequena em cubos. Em seguida, adicione uma cenoura grande em rodelas cozidas.

Polvilhe com gengibre em pó à gosto. Faça o mesmo com o curry, com a cúrcuma (ou açafrão), com o sal e com a páprica picante. Adicione meio maço de salsa e cebolinha bem picada, ou coentro. Deixe cozinhar em fogo baixo por três minutos.

Adicione 4 xícaras de lentilha cozida com caldo. Misture bem. Se ficar muito grosso, adicione mais água e vá ajustando os temperos.

O dahl está entre as receitas vegetarianas mais tradicionais. Sirva com banana em rodelas.

Dica Valiosa: Para picar a salsa e cebolinha ou o coentro, acomode a porção dentro de um copo grande de plástico e use uma tesoura grande, conforme com o tomate pelado.

[h2 type=”2″ width=””]Receitas Vegetarianas com Cogumelos Gratinados[/h2]

receitas vegetarianasLimpe 300 gramas de cogumelos com um pano seco. A umidade tende a fazê-lo inchar, pois cogumelos absorvem água com facilidade. Você pode usar os do tipo Paris, shiitake ou Portobello.

Eles não devem estar secos nem em conserva.

Pré aqueça o forno em 200 graus. No fogão, em fogo alto, coloque 50 gramas de manteiga numa frigideira e adicione alguns ramos de tomilho.

Quando começar a ficar dourado, coloque os cogumelos e salteie por 2 minutos, retirando-os e temperando-os com sal e pimenta-do-reino. Transfira os cogumelos para um pirex.

Na frigideira ainda suja, adicione 250 ml de molho de tomate – a ideia é que ele assimile o sabou que sobrou dos cogumelos. Em seguida cubra os cogumelos com o molho e cubra tudo com 100 gramas de queijo grana padano ou Canastra.

Leve ao forno até gratinar e estará pronto para servir.

[h2 type=”2″ width=””]No Forno: Batata, Abóbora Japonesa[/h2]

receitas vegetarianasAposente a batata-frita e aposte no forno. Suas batatas ficarão douradas e crocantes, com um sabor inigualável!

E nada de descascá-las. Basta cortá-las em tiras grosseiras, colocá-las num pirex e temperá-las com sal, pimenta azeite e orégano, ou alecrim fresco. Tire do forno assim que estiverem macias.

Uma receita semelhante usa abóbora japonesa, ou cabocha. Corte-as em cubos e espalhe num pirex. Pique meio pimentão vermelho, meio pimentão amarelo e quatro dentes de alho. Adicione ao pirex e espalhe o azeite.

Em seguida polvilhe com sal e pimenta do reino. Espalhe ramos de alecrim fresco e leve ao forno até que a abóbora fique macia.

Picture of Joana Coccarelli
Joana Coccarelli
Joana Coccarelli é jornalista com foco em design, arquitetura, paisagismo, cultura e consumo.

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...