Se você não domina nem as receitas básicas para o seu dia a dia, a quarentena é o melhor momento para começar. Afinal, não é possível viver de delivery e de congelados industrializados o tempo todo: é caro demais e pouco saudável. A ideia aqui é aprender a fazer um belo feijão sem panela de pressão, arroz sem saquinho, carnes clássicas – tudo muito fácil, rápido, barato e delicioso.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Primeiras Dicas[/h2]
Comece comprando todos os ingredientes que precisará para fazer o prato pretendido – mas não apenas isso. Ouse um pouco e leve para casa itens que podem te apetecer, como ervas aromáticas, temperos e especiarias.
Com isso sua criatividade floresce na hora de cozinhar. Você sempre pode modificar um pouquinho casa receita.
Adquira também acessórios como medidores de porções, tábua de picar, um jogo de facas de cozinha e potes plásticos para congelar o que quiser.
Esses são apenas exemplos. Você pode pesquisar outros utensílios e escolher o que achar necessário.
[h2 type=”2″ width=””]Receitas Básicas de Feijão[/h2]
Se você não sabe usar panela de pressão provavelmente está deixando de consumir muitos grãos nutritivos. A boa notícia é que sim, dá para cozinhar tudo sem ela.
O feijão, por exemplo: coloque 500 gramas dele numa tijela e derrame água quente lá dentro. Ela deve ficar pelo menos quatro dedos acima dos grãos. Deixe de molho de seis a 16 horas.
Corte uma cebola em cubos e jogue lá dentro. Adicione duas folhas de louro, pitadas de açafrão e sal à gosto. Deixe cozinhar com a tampa semiaberta em fogo médio por pelo menos uma hora. Dê uma mexida com colher de pau a cada dez minutos.
Se o feijão ainda não estiver no ponto e a água estiver baixa demais, coloque mais um pouco. Ela vai se tornar o caldo.
Experimente um pouquinho de vez em quando. Quando estiver macio está pronto.
Aliás, ir experimentando aos poucos é a melhor forma de saber se o seu prato está realmente pronto. O tempo é uma ótima referência mas os seus sentidos são mais precisos do que qualquer relógio.
[h2 type=”2″ width=””]Grãos Secos: Ervilha, Lentilha e Grã-de-Bico sem Panela de Pressão[/h2]
Se você quiser tentar outros grãos, tais como ervilha seca, lentilha preta ou grão-de-bico, o esquema é basicamente o mesmo. No entanto o tempo de molho de cada um varia.
Ervilhas devem ficar pelo menos seis horas na água fria. A lentilha deve ficar de seis a 12 horas e o grão-de-bico, de 12 a 24 horas. Então é sempre bom planejar esses pratos para o dia seguinte. Aproveite a noite para o molho.
Você também pode experimentar temperar esses grãos de outras maneira. A cebola e o sal são básicos. Mas lembre-se de outros itens, tais como alho, salsa e cebolinha frescos, louro, curry, açafrão, pimenta-do-reino, cominho, páprica picante…
As combinações mais legais são feijão com cominho; lentilhas com páprica picante ou açafrão; grão-de-bico com salsa e cebolinha.
Atenção: uma dica para deixar o grão-de-bico macio mais rápido é adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio à água do cozimento.
[h2 type=”2″ width=””]Arroz: Não Precisa Ser de Saquinho[/h2]
Ferva quatro xícaras de água numa panela e, em seguida, coloque duas xícaras de arroz. Adicione sal, um pouco de açafrão ou qualquer outra especiaria.
Deixe cozinhar em fogo brando. Passados 40 minutos, experimente um pouco do arroz – mesmo que a água não tenha evaporado completamente. Se estiver no ponto, desligue o fogo e escorra.
Você poderá refogá-lo com alho, cebola e outros ingredientes logo em seguida.
[h2 type=”2″ width=””]Receitas Básicas de Carnes[/h2]
Um pouquinho de sal, cebola e alho picadinhos são ótimos para esfregar nos bifes antes de ir à frigideira. Eles sairão perfeitos – é só dar uma olhada no seu ponto preferido da carne.
O frango, você pode marinar por poucos minutos no sal, limão, pimenta-do-reino, alho e um fio de azeite. O mesmo se aplica aos filés de peixes em geral, com uma pitada de salsa e cebolinha.
Aqui você poderá fritá-los ou assá-los no forno. Veja: esse é o básico. Você sempre poderá adicionar outros temperos à gosto.
[h2 type=”2″ width=””]Carne Moída sem Mistério[/h2]
Para 500 gramas de carne moída você vai precisar de uma cebola pequena picada, salsa e cebolinha à gosto, dois dentes de alho, meio pimentão verde e meia lata de tomate pelado picado.
Coloque um fio de azeite no fundo de uma panela antiaderente no fogo médio para brando. Refogue a cebola junto com o pimentão; em seguida, bote o tomate pelado em pedaços.
Aqueça um pouco e ponha a salsa e a cebolinha. Adicione sal e pimenta-do-reino. Por fim, a carne moída.
Usando uma colher de pau, misture tudo continuamente, até que a carne esteja bem misturada ao restante dos ingredientes. Observe a carne escurecer. Isso significa que ela está cozinhando.
Depois coloque o alho fatiado. O calor dos alimentos vai liberar o sabor dele. Mexa até que fique tudo bem cozido – vá experimentando. Pronto.