Rachadura na parede é um dos problemas mais frustrantes enfrentados em uma construção. Além de prejudicar a estética do local, essas fissuras podem ser o motivo de muito estresse e até mesmo trazer risco para a construção.
Mesmo sendo uma situação recorrente em grande parte das casas, toda vez que uma nova rachadura aparece nas paredes logo surge aquela preocupação sobre as possíveis causas, já que em alguns casos a rachadura pode ser um sinal de um problema maior.
Se você está passando por essa situação em sua casa, então não pode deixar de conferir esse guia com as possíveis causas para a rachadura na parede, além de algumas dicas sobre o que fazer em determinados casos.
Por que a parede racha? Como identificar uma rachadura na parede?
O aparecimento de uma, ou diversas, rachaduras na parede podem ser devido a diferentes situações. Um dos motivos mais comuns da rachadura na parede é o desgaste natural da construção, o que é normal.
Mas algumas circunstâncias podem colaborar para o surgimento de rachadura até mesmo em uma construção recente.
Porém, antes de procurar o causador da rachadura, é importante saber identificar uma rachadura. Pela lógica a rachadura é uma abertura na parede, mas, dependendo da abertura, ela pode ser classificada com outros nomes.
Quando a parede apresenta uma leve abertura, fina e superficial, ela é classificada como uma fissura, que mede até 0,5 mm.
Já as tricas medem em média entre 0,5 mm e 1,0 mm, enquanto a rachadura é de entre 1,0mm até 1,5mm.
O caso que causa maior deterioração e risco a construção é a fenda, medindo espessura superior a 1,5 mm.
Quais são as causas para rachadura na parede?
Como citado anteriormente, são diversos motivos que podem colaborar para o surgimento de rachaduras em um imóvel. O mais comum é o desgaste natural da parede, o que ocorre após o envelhecimento da construção.
Mas alguns casos, a rachadura pode ser uma consequência do uso de material de baixa qualidade, infiltração, exerço de peso e até mesmo pela movimentação dos fundamentos da casa. Cada caso pode apresentar diferentes gravidades e formas de reparo.
Rachadura na parede causada pelo envelhecimento
Uma construção com o tempo vai sofrendo deterioração, o que é comum, por isso que com o tempo as paredes precisam passar pelo processo de reforma. Quando o causador da rachadura é o envelhecimento do imóvel, a parede apresenta danos pequenos, como fissuras, que não prejudicam a estrutura da casa.
Elas são fáceis de resolver, com necessidade apenas de um pequeno reparo na parede.
Matérias de baixa qualidade prejudicam a construção
Em alguns casos, a escolha do material usado na construção pode refletir diretamente no aparecimento de rachaduras. Matérias de baixa qualidade, ou até mesmo a descalcificação do profissional ao executar o reboco.
Infiltração é um dos principais responsáveis pelas rachaduras na parede
A infiltração é um grande vilão, trazendo danos a construção como a rachadura, manchas e morfo. Quando a parede racha devido a uma infiltração é mais fácil de identificar o causador, já que além de apresenta a rachadura, a parede também apresenta umidade e manchas.
Para resolver o problema de uma infiltração, primeiro é necessário descobrir o que causa esse vazamento de água. Com o problema resolvido, a parede pode ser restaurada.
Sobrecarga nas paredes causam rachaduras na parede
Um outro problema encontrado em construções, principalmente nas que possuem pavimentos superiores, é a sobrecarga. O cálculo errado pode levar a estrutura a sofrer danos, já que o peso do pavimento superior ao ser desproporcional ao fundamento pode acarretar em rachaduras.
Casos assim precisam de mais atenção e de repara urgente nas paredes.
Movimentos nas fundações da casa
Essa é uma situação mais delicada e que em alguns casos pode até mesmo comprometer a construção. A fundação é o alicerce que permite que a construção seja firme e resistente. O erro ou alguma alteração na fundação pode resultar em diversos problemas no imóvel.
Entre as causas para movimentos na fundação é a construção em solo irregular. A falta de um estudo sobre o solo antes de uma construção pode representar risco aos moradores, já que dependendo do dano na fundação, a parede pode apresentar até fendas.
Outro motivo que pode danificar a fundação da construção é atividade de mineração e drenagem subterrânea. Esse tipo de atividade compromete as fundações das construções próximas, podendo até levar ao risco de desabamento.
A rachadura causada por alguma alteração na fundação costuma apresentar maior espessura, além do surgimento de rachadura no teto.
Caso desconfie que sua casa está com algum problema na fundação, procure com rapidez a opinião de um profissional para descobrir os danos e como recuperar a construção.
Quando a rachadura apresenta risco?
A rachadura não é só um incomodo estético, ele também pode estar ligado a problemas mais complexos da construção e podendo comprometer o imóvel. Em alguns casos, a rachadura pode representar riscos à segurança dos moradores, por isso, algumas situações precisam de uma maior atenção.
O profissional é a melhor pessoas definir se a rachadura apresenta risco ou não, mas alguns sinais podem ajudar nessa vistoria.
Ao observar a construção, diferencie a deterioração da parede, classificando se apresenta fissura, rachadura ou fenda. Em alguns casos o desgaste na estrutura pode apresentar mais de uma classificação.
Rachadura e fenda são mais comprometedoras, com uma maior espessura. Observe se teto e o piso também apresentam rachaduras ou fendas, a presença dessas deteriorações em outras partes além da parede, pode ser um forte sinal de alerta e de comprometimento da fundação da casa.
Outro sinal que pode identificar risco na construção é quando as janelas e portas saem do alinhamento, dificultando o processo de fechá-las.
É importante levar um profissional para fazer uma vistoria completa e classificar se a construção está ou não comprometida. O profissional também deve orientar quais devem ser os passos seguidos, já que alguns casos uma restauração pode resultar em uma solução, mas a casos onde o risco de desabamento pode ser grande, colocando o imóvel como inutilizável até que seja solucionado o problema.