Preparando uma Rotina de Estudos

É importante notar que a lição de casa trata de conteúdos que estão sendo estudados no presente – portanto, se o aluno não está indo bem em uma matéria, não adianta focar apenas neles.

Para que o rendimento volte a subir, é necessário resgatar o que já foi estudado no passado. Isso criará base para um melhor desempenho não só no que está sendo ensinado no momento como também no que ainda será exposto pelo professor.

estudante paiO estudo contínuo das disciplinas facilita o aprendizado e aumenta a confiança do estudante.

Assim, é fundamental que os pais conheçam o que tem sido ministrado nas aulas e criem uma rotina diária de estudos para a criança num lugar tranquilo da casa, com horários definidos e constante supervisão do rendimento.

Faça isso junto com a criança: negocie com ela um momento do dia para estudar, quando ela já estiver descansada e alimentada.

Se possível, monte junto com ela o espaço de estudos, como a mesa (na altura certa) e a cadeira (que deve ser confortável).

Crie, também, um calendário com a programação das disciplinas que serão estudadas a cada dia. Pendure de forma que fique bem visível para a criança, de preferência no cantinho de estudos dela.

É importante que o caráter severo dos estudos se transforme em algo menos “punitivo”.

Como Ajudar seu Filho a Estudar Melhor

Acima de tudo, mostre interesse em acompanhar o aprendizado de seu filho. Transmita segurança.

O primeiro passo é verificar se a tarefa de casa resume o que foi aprendido naquele dia. Depois de fazê-la, peça para que a criança conte, com as próprias palavras o que aprendeu.

Evite reforçar a noção de que essa ou aquela matéria são “chatas”. Estimule a criança – e não incentive a decoreba: tudo fica mais fácil quando compreendemos as coisas a fundo, com seus motivos e processos.

Progressos devem ser sempre elogiados, assim como a autonomia: não faça o dever de casa para o seu filho. Apenas conduza raciocínios, sem dar a resposta de pronto.

Explique que os erros são ótimas formas de aprender mais sobre um assunto.

Uma boa ideia é formar grupos de estudos com outros coleguinhas que apresentarem dificuldades na mesma matéria. Mas cuidado para não juntar crianças demais, pois pode prejudicar a concentração.

Outra maneira de tornar os estudos mais interessantes é relacionar o que é aprendido na escola com o que é visto fora dela.

Se a criança está aprendendo História do Brasil, uma viagem pelo país pode ser mais proveitosa do que uma para o exterior.

Como Aproveitar Positivamente os Resultados das Provas

estudante computador mãeSe os esforços do seu filho se traduzirem em notas melhores, parabéns!

Agora é questão de manter a mesma disciplina e consolidar os hábitos de estudos adotados.

No entanto se os resultados não forem os esperados, é preciso manter a calma e não procurar culpados – nem a si mesmo, nem a criança.

É importante manter-se seguro e aproveitar a oportunidade para implementar ajustes.

A primeira coisa a fazer é rever a prova com a criança, analisar os erros e refazer as questões com ela. Refaça questões semelhantes até que ela consiga resolver com tranquilidade.

Reavalie a rotina de estudos. Assegure-se de que não existam elementos distrativos como ruídos ou iluminação inadequada.

Certifique-se, também, de que seu filho está psicologicamente tranquilo, sem conflitos com colegas, professores ou mesmo dentro da própria família.

Se mesmo com essas dicas o rendimento da criança for insatisfatório, planeje junto à escola um programa de reforço.