Pratos Perfeitos para o Jantar de Namorados

Escrito por

Sim, existem determinados pratos e bebidas que tem tudo a ver com o Dia dos Namorados. Confira algumas dicas com a gente!

Embora nem todo mundo perceba, fazer uma refeição na companhia de outra pessoa é um ato de – ou que pretende alcançar – alguma intimidade. Já percebeu como é estranho almoçar na presença de um estranho na mesma mesa?

Portanto não é de se espantar que os restaurantes lotem no Dia dos Namorados. Comer não apenas é uma necessidade física como também é uma maneira de estreitar laços e obter prazer pelo paladar.

Fuja das filas e receba seu amor em casa para comemorar a data. O menu especial para a ocasião é quente, às vezes um pouco picante, avermelhado e doce. Confira.

Boas Vindas ao seu Amor

garfo coração salaminhoNada mais agradável do que beliscar alguma coisa enquanto você cozinha para quem ama – ou espera o pedido do restaurante chegar.

Se você pretende servir uma carne ou um peixe, apareça com um carpaccio do respectivo sabor. O de salmão pode ser incrementado com um fio de molho teriyaki.

Aliás, ervilhas crocantes com wasabi são deliciosos petiscos. Mas atenção para a ardência! É para iniciados.

Caso a refeição principal seja italiana, providencie um antepasto de pimentões vermelhos, amarelos, tomate seco e berinjela. Se for mais na linha francesa, considere uma terrine com torradas.

Uma saladinha de folhas verdes pode ser decorada com flores comestíveis, como é o caso da flor de capuchinho. Regue-a com um pouco de vinagre balsâmico e gotinhas de teriyaki.

Prato Principal da Noite dos Namorados

prato carne jantar rosaPratos tradicionalmente românticos, como ostras, continuam com tudo. No entanto o ceviche, muito na moda e com tudo para ficar, está caindo nas graças dos casais mais descolado. O lado bom é que é relativamente fácil de preparar e permite muitas versões.

Vai focar nas carnes mais tradicionais, coo de vaca e frango? Escolha os cortes mais nobres e suculentos. Prefira assar ao invés de fritar: é mais elegante e os sabores tendem a se sobressair com mais facilidade.

Caso você seja realmente habilidoso, aventure-se com carnes menos usuais, como vitela, cordeiro, pato, coelho, faisão ou codorna.

Sushimen com o mesmo espírito aventureiro podem se aventurar em ingredientes mais excêntricos da cozinha japonesa: enguia, água viva, ovos de codorna crus ou ovas de ouriço. Ousadia é uma forma de apimentar a ocasião!

Para acompanhamento, troque o purê de batata por um de batata-doce, banana ou damasco para um toque adocicado. Risoto de aspargos ou de limão siciliano podem ser pratos principais ou, também, acompanhar carnes.
Inclusive, se a temática gustativa da ocasião for italiana, explore os molhos vermelhos, mais fortes: migre do tradicional à bolonhesa para o ragú ou à la norma, que leva calabresa na receita.

Esses ficam melhor em massas como espaguete ou linguini. Para farfales, fusilis e penes, o ideal é um molho cremoso de açafrão e pimentões, bem perfumado e colorido, ou de um salmão rosado.

Drinks para Namorar

Quando se pensa em romance, pensa-se em champagne ou espumante. Com morangos. Mas eles são mais apropriados para a sobremesa.

Um drink perfeito para a chegada do seu par é o Aperol Spritz, feito com 100ml de Aperol, 150ml de prosseco, e 50ml de água mineral com gás.
Gin tônica ou caipisaquê de frutas vermelhas tem tudo a ver com o clima de romance.

No entanto nada é mais imbatível do que o bom e velho (quanto mais velho, melhor) vinho – de preferência, tinto. Escolha uma uva realmente especial, uma safra certeira e sirva em copos de cristal.
Você também poderá escolher o vinho de acordo com o prato que está servindo.

Sobremesa: O Grand Finale

maçã do amorA sobremesa é a grande declaração de amor da noite – e dentre todos os alimentos, morango e chocolate são as opções mais alinhadas com a proposta romântica.

Se você não conhece uma receita que leve os dois ingredientes, concentre-se num deles e complete com o outro. Por exemplo, um petit gateau de chocolate com morangos ao redor, aguardando a calda quente ser liberada quando o doce for partido.

Fondue de chocolate com a fruta na ponta dos espetos também vai fazer bonito.
As frutas, aliás, podem ser servidas frescas ou com um toque especial. Que tal surpreender mais um pouco e servir uma maçã do amor?