Pulgas

Escrito por

Pulgas como controlar !

 

Propagação

Os animais de companhia não pegam pulgas de outros animais infestados. Ao contrário do que se acredita, uma pulga não pula de um animal para outro, ou de um animal para o homem.

Na verdade, os ovos são a origem da infestação, sendo que o proprietário pode introduzir pulgas em sua casa também quando, inadvertidamente, ovos se fixam às roupas ou sapatos e são carreados para dentro das casas.
Uma vez dentro de uma residência, as pulgas se reproduzem rapidamente.

O controle das pulgas deve sempre ser feito no ambiente e nos animais.

Medidas de Controle

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar ou até mesmo eliminar a infestação por pulgas numa residência, tais como:

1. Colocar sempre uma toalha limpa onde o animal dorme lavando-a uma vez por semana.
Dessa forma, eliminam-se os ovos que são periodicamente depositados sobre o hospedeiro.
Se o piso da residência for de tacos ou tábuas, todos os vãos existentes devem ser calafetados, uma vez que podem servir de abrigo.

2. Fazer o uso de aspirador de pó, semanalmente, desta maneira removem-se as formas jovens das pulgas presentes no ambiente. Além disso, o aspirador de pó alcança locais que muitos inseticidas não conseguem atingir.
Sempre descartar o filtro do aspirador após a limpeza, uma vez que as larvas das pulgas podem eclodir dos ovos coletados pelo aspirador ou pulgas adultas podem emergir de suas pupas e reinfestar o ambiente.

3. Cortar a grama e limpar quintais e jardins periodicamente para evitar ambientes úmidos e propícios para o desenvolvimento das larvas.

4. Animais que são levados, freqüentemente, para passeios na rua ou parques devem estar sempre protegidos por produtos com efeito residual.
Durante esses passeios os animais se reinfestam e é mais fácil evitar a introdução de pulgas na residência do que controlá-las depois de instaladas.

Consultar sempre um Médico Veterinário o qual indicará o produto mais adequado a ser utilizado.

Processo de Controle

O controle de pulgas é um processo que deve levar em consideração três etapas:

a) limpeza:

antes da aplicação dos produtos químicos deve-se fazer uma limpeza completa do local.
Passar o aspirador em baixo dos móveis, frestas, e ao longo das paredes.

Jogar fora e/ou queimar a poeira retirada do aspirador. Lavar toda a área a ser tratada.

b) aplicação do inseticida:

Este deve ser feito com produto apropriado, levando em consideração todas as normas de segurança estabelecidas pelos fabricantes.
Durante a aplicação não deve haver circulação de pessoas e de animais domésticos.

c) Se necessário, reaplicação do inseticida:

Esta fase deve ser realizada porque as pulgas têm um ciclo de vida com 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto e o inseticida somente será efetivo com as larva e com os adultos.

Os inseticidas normalmente usados têm efeito residual superior ao período de reprodução das pulgas, por isso há uma expectativa de extermínio do
problema após três semanas. Porém, nos locais que são lavados com freqüência deverá haver uma reaplicação do inseticida, para matar os insetos que estão eclodindo em locais onde o produto químico foi removido.

fontes: www.biologico.sp.gov.br – tecnomad