Furinho em móvel é sinal de cupim?

Pode ser indício do ataque de cupins ou brocas de madeira. Mas existem outros insetos, especialmente outras famílias de brocas, que atacam o lenho da árvore viva ou durante a secagem, mas que cessam o ataque quando a madeira finalmente se encontra seca.

Em geral estes orifícios já estão presentes na madeira e normalmente o marceneiro os veda durante a construção do móvel.

Móveis que soltam pó têm cupins?

Móvel que solta pó pode ter o ataque de cupins de madeira seca, que tem o resíduo grande e granulado bem característico. Ou então pode estar sofrendo um ataque de brocas de madeira.
Em alguns casos pode ser alarme falso. Gavetas, por exemplo, que ficam em atrito com o trilho, podem liberar pó de madeira parecido com o resíduo de brocas.

Peças atacadas por cupins de solo não liberam pó ou resíduo típico, mas sinais como fragmentos de túneis, partículas de solo, de argamassa, de tintas podem indicar a presença da colônia.

Se colocar um móvel sem cupim ao lado de outro com cupim, pega?

Quando dois móveis estão em contato um com outro, uma galeria interna de um dos móveis pode ser expandida pelos cupins e atingir o segundo móvel. Neste caso é como se os móveis fossem uma peça única de madeira.

Pode haver infestação também por meio da revoada, quando um casal de reprodutores oriundos do móvel atacado consegue se estabelecer no móvel anteriormente isento do ataque.

Já os cupins de solo conseguem atacar vários móveis simultâneamente por meio de túneis interligados. Este tipo de ataque é comum em móveis que estão em contato com a alvenaria, como os armários embutidos.

Cupim come assoalho?

Raramente os cupins de madeira seca atacam o assoalho, pois as madeiras utilizadas em sua fabricação costumam ser duras e resistentes ao ataque.
Por outro lado, os cupins de solo podem atacar assoalhos, especialmente as peças que tem partes constituídas de alburno (brancal), que é uma região perecível da madeira, mesmo nas espécies de alta durabilidade natural.

Medidas preventivas para controle de cupins

1 – Utilizar madeiras naturalmente inatacáveis por cupins, tais como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, gonçalo alves, sucupira, copaíba, orelha de moça.

2 – Colocar telas com malha de 1,6 mm em portas, janelas, basculantes e outras aberturas para evitar a entrada de cupins, durante as revoadas nupciais.

3 – Evitar estocagem inadequanda de madeira e seus derivados, principalente em locais úmidos.

4 – Vistoriar periodicamente, rodapés, forros, armários, estantes, esquadrias e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer início de infestação, facilitando o controle.

5 – Retirar o madeiramento usado durante as obras imediatamente após o término das mesmas, a fim de evitar possíveis infestações no imóvel.

6 – Retirar e destruir madeiras infestadas, preferencialemente, queimando- as em lugares adequados.

7 – Em bibliotecas e arquivos, usar, sempre que possível, estantes metálicas.

Controle de cupins

Para cupins de madeira seca e brocas produtos para injeção em prateleiras e portas podem controlar pequenos focos.
No caso de cupins subterrâneos, somente empresas especializadas possuem conhecimento, equipamentos e os melhores produtos para esta finalidade.

No caso de não conseguir o controle desejado, consulte uma empresa especializada com profissionais qualificados, como por exemplo os biólogos e engenheiros agrônomos