A l e r t a !  Picadas de aranhas

Quase todas as aranhas são venenosas.

Felizmente, as presas da maioria das espécies são muito curtas ou frágeis para penetrar a pele humana.

Apenas alguns venenos de aranhas foram estudados detalhadamente.
Os venenos estudados são complexos e contêm enzimas e outras proteínas que causam várias reações no corpo.

– Sintomas

A picada da aranha viúva-negra, geralmente causa uma dor intensa (semelhante a uma picada de alfinete), que é seguida por uma dor surda que, algumas vezes, produz adormecimento da área em torno da picada.
A pessoa também apresenta câimbras e rigidez muscular abdominal ou dos ombros, costas e tórax.
Outros sintomas incluem a agitação, ansiedade, sudorese, cefaléia, tontura, ptose e edema palpebral, erupção cutânea e prurido, problemas respiratórios graves, náusea, vômito, aumento da produção da saliva e fraqueza.
A pele em torno da picada pode tornar-se quente.

A picada de aranha-castanha-solitária, pode causar pouca dor ou pode não causar dor imediatamente, mas a pessoa apresentará alguma dor na área em torno da picada em mais ou menos uma hora. A dor pode ser intensa e afetar toda a área lesada.
A área em torno da picada torna-se hiperemiada (vermelha), apresentae quimoses e pode coçar. O resto do corpo também pode coçar.

A seguir, ocorre a formação de uma bolha circundada por uma área equimótica irregular ou uma área hiperemiada mais nítida, que lembra um alvo.
No início, a área assemelha-se ao centro de um alvo.

Em seguida, a bolha aumenta, enche-se de sangue e rompe, formando uma úlcera, que pode deixar uma grande cicatriz em forma de cratera (crateriforme).
A vítima pode apresentar náusea, vômito, dores, fadiga, calafrios, sudorese, distúrbios hemorrágicos e insuficiência renal, mas a picada raramente é mortal.

– Tratamento contra picadas de aranhas

A única medida de primeiros socorros eficaz para uma picada de viúva-negra é colocar um cubo de gelo sobre a picada para reduzir a dor.
Os menores de 16 anos e os maiores de 60, ou as pessoas que tenham tensão alta e qualquer afecção cardíaca, costumam ser hospitalizados para serem tratados.

Nos casos de envenenamento grave é administrado um antídoto para neutralizar os efeitos da toxina. É possível que sejam necessárias outras medidas para tratar as dificuldades respiratórias e a tensão arterial extremamente alta. As dores e espasmos musculares podem ser aliviados com relaxantes musculares.
Nos casos ligeiros, é possível acalmar a dor com banhos quentes e, nos casos graves, mediante analgésicos opiáceos.

Para as picadas de aranha-castanha-reclusa, coloca-se gelo sobre a picada para reduzir a dor. Para reduzir a inflamação costumam ser administrados corticosteróides. Ainda não existe um antídoto comercializado.

As lesões da pele são limpas diariamente com peróxido de hidrogênio (agua oxigenada) e embebidas três vezes por dia. O tecido morto é removido de acordo com a necessidade. Para a maioria das picadas, este tratamento é suficiente.

 Aranhas Perigosas

 – Aranhas viúvas-negras e espécies relacionadas
– Aranhas castanhas ou violino, algumas vezes denominadas reclusas castanhas, e espécies relacionadas
– Aranhas armadeiras (saltadoras)
– Tarântulas (não nativas dos Estados Unidos)
– Aranhas de alçapão
– Aranhas da banana (América Central)
– Aranhas lobo
– Aranhas tecedoras
– Aranhas corredoras ou gnafosídeas
– Aranhas lince verdes
– Aranhas de patas em escova ou falsas viúvas-negras
– Argíopes laranja
– Aranhas caranguejeiras gigantes
– Disderídeas
– Amaurobiídeas
– Aranhas caçadoras (Américas Central e do Sul)