Aranhas: medidas de controle e captura!

Escrito por

 

Existem hoje mais de 32.000 espécies de aranhas identificadas !

Algumas aranhas podem ser identificadas pela espessura, forma e desenho de sua teia: ampulheta, círculos, esferas, cruz, etc. Geralmente começam tecendo uma estrutura que servirá de armadilha, depois tecendo fios radianos ao redor do ponto central como os raios de uma roda.
Essa estrutura é feita de seda se que não gruda, a aranha anda sobre ela enquanto tece fios pegajosos em forma de espiral que irão servir como armadilha. Algumas espécies constroem a cada noite uma nova teia, algumas produzem teias que podem chegar a 2,5 metros.

Os aracnídeos são comumente encontrados em forros, cantos de rodapés, janelas, em locais onde há a passagem de insetos, os quais são fontes de alimento para a aranha.
Geralmente as aranhas maiores costumam usar o solo como abrigo.

As fêmeas podem colocar de 1 a 2.000 ovos os quais são escondidos em uma bolsa feita de seda até chocarem.

Habitat

As aranhas vivem em todos os tipos de habitat: quente, seco, frio e úmido.

A diferença entre animais peçonhentos e venenosos !

Animais peçonhentos
são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente, como serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas e arraias.

Animais venenosos
são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões) provocando envenenamento passivo por contato (taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).

Medidas preventivas para o controle de aranhas

E para que os acidentes com aranhas ou outros animais peçonhentos não ocorram devemos adotar as seguintes medidas:

a) manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas;

b) evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas.
Manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto das casas;

c) sacudir roupas e sapatos antes de usá-los pois as aranhas podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo; combater a proliferação de insetos, para evitar o aparecimento das aranhas que deles se alimentam; verificar a presença de aranhas em hortifrutigranjeiros

d) vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de aranhas pela residência.

e) Em local muito arborizado, fechar portas e janelas da residência ao entardecer.

f) Manter fechados armários e gavetas que se constituem em excelente local de abrigo.

g) Observar a presença de aranhas em objetos e móveis que tenham sido guardados por períodos prolongados em ambientes escuros.

 fonte:Tecnomat