– Colchões:

Colchões estão sempre sujeitos à infestação por ácaros e fungos.

Não é surpreendente se levarmos em consideração que o corpo humano, durante oito horas de sono, emite suor, substâncias gordurosas e caspas dermais.
Por causa disto, ácaros e fungos proliferam, aumenta consideravelmente a concentração de alérgenos e, conseqüentemente, há formação de odores desagradáveis
Em consequência, pode-se dizer que é impossível proporcionar a um colchão uma limpeza efetiva.

 – Cuidados a ter com a cama:

Os ácaros instalam-se entre as fibras naturais e sintéticas. A lavagem frequente dos lençóis não consegue eliminá-los.

Encontram-se principalmente nos colchões, seja qual for o material de que são feitos. Os colchões velhos (mais de oito anos) constituem um problema, dado que no seu interior se depositaram tantos ácaros e alergenos que é praticamente impossível a sua eliminação.

Devem ser utilizados preferencialmente edredons de material sintético (não usar os de penas) no lugar dos cobertores

Utilizar almofadas de espuma ou outro material sintético. Devem ser substituídas periódicamente (por exemplo de 3 em 3 anos).

Evitar os lençóis de flanela, optando pelo algodão

Os cobertores felpudos não devem ser usados. Quando usar cobertores preferir os de fibras sintéticas, e usar por cima deles uma coberta, colcha lisa ou edredon.

Os lençóis, fronhas da almofadas e edredons deve ser lavados a temperaturas superiores a 60ºC, pois só assim é possível a remoção eficaz dos ácaros e das suas partículas.

Uma vez por semana, permita que seu colchão respire livremente, deixando-o exposto sem lençóis por algumas horas, mas não coloque diretamente ao sol.

Escove e aspire o pó do seu colchão periodicamente (sempre a seco).

A utilização de coberturas anti-ácaros para almofadas e colchões é considerado um método muito eficaz na redução dos níveis de ácaros na cama e assim devem ser recomendadas aos doentes alérgicos aos ácaros. No entanto, nem todas as coberturas comercializadas possuem igual eficácia.

 – Solução caseira para higiene dos colchões:

Misture tudo em proporções iguais lisorforme, álcool, vinagre e água.

Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar.

Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abrir as janelas para ventilação.

Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível.

No caso de apartamentos, sem espaço livre, coloque os travesseiros e os colchões próximos a janela em horário que bata bastante sol e vá virando-os.

Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.

fonte: Merck
fonte: Tapetes Tabacow
Fonte:www.unicamp.br