Ácaros

Escrito por

- Esconderijo dos acaros :

Os estudos concluíram, ser impossível livrar as residências desses animais microscópicos, responsáveis pelo surgimento ou agravamento de alergias respiratórias no homem.

Segundo os pesquisadores, porém, é recomendável a adoção de práticas higiênicas capazes de reduzir a população desses parentes do carrapato, minimizando assim os problemas de saúde que eles podem causar.

O colchão, objeto com o qual as pessoas mantêm um contato mais prolongado no ambiente doméstico, é o local onde existe a maior concentração de ácaros em uma casa.

De fato, passamos um terço de nossas vidas na cama, deixando lá resíduos de pele, numa temperatura sempre aconchegante, e transpirando, gerando alta umidade… É TUDO O QUE O ÁCARO PRECISA PARA SOBREVIVER CONTINUAMENTE !

Após 6 anos de uso de um mesmo travesseiro, 10% de seu peso é constituído de ácaros e fezes de ácaro! Em um colchão com 10 anos, estima-se que vivam 1 trilhão de ácaros!
O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de o colchão ser o predileto dos acarídeos.

“A concentração de ácaros na parte de baixo do colchão, que fica em contato com o estrado, é três vezes maior do que na de cima”.

Em seguida, no ranking de preferência dos bichinhos, aparecem:

o sofá,
o tapete,
a dispensa
e a cortina.

Eles se alimentam normalmente de fungos e das escamas da pele humana.
Uma pessoa adulta libera algo como cinco gramas de escamas por semana, um banquete e tanto para os bichinhos.

Os pisos frios são mais saudáveis que carpetes?

Erroneamente se afirma pisos frios não causam alergias. A verdade é que carpetes são mais saudáveis do que pisos frios e duros, porque eles, pelo menos retém as fezes que ficam em suspensão em menor número!

Superfícies duras permitem que as fezes fiquem em circulação constantemente!

 – Como evitar?

Tenho alergia aos ácaros do pó da casa. Será possível diminuir a exposição aos ácaros?

A diminuição do número de ácaros no interior da casa, é um factor decisivo no tratamento do doente alérgico ao pó da casa.

O combate a estes animais deverá incidir primáriamente no quarto de dormir e depois, tanto quanto possível, estender-se ao resto da casa.