Ciclo de Vida:

O ciclo de vida é de 2 a 3,5 meses e o seu habitat é doméstico especificamente nas fibras naturais como nos carpetes, tapetes e roupas de cama.

A temperatura e umidade são igualmente importantes e justamente nos climas tropicais as condições são as mais favoráveis (temperatura entre 10-32 Celsius e umidade relativa entre 60-70%) para o seu desenvolvimento.

Alguns ácaros são parasitas, mas os mais importantes para a patologia humana são espécies de vida livre comumente encontrados na poeira de colchões, travesseiros, móveis e pisos das casas.
Seu desenvolvimento é favorecido pela umidade relativa do ar (ótima em torno de 75%), pela reduzida ventilação e o acúmulo de poeiras.

Os ácaros não transmitem qualquer tipo de doença.
Contudo, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem no seu corpo e excrementos, pode causar o aparecimento de doenças alérgicas

Algumas alergias respiratórias, como a asma e a rinite alérgica, bem como dermatites alérgicas, podem ser provocadas por esses minúsculos ácaros ou por seus produtos (dejetos, secreções, fragmentos de ácaros mortos, etc.).

Quando encontrados no meio ambiente, suspensos no ar com as poeiras, são inalados por pessoas que desenvolvem reação de hipersensibilidade a tais materiais.

Nas habitações, os ácaros alimentam-se de escamas de pele humana e de animais.

Por dia, o homem perde 1g destes pedaços de pele. De acordo com alguns estudos internacionais, a presença de 500 indivíduos por grama de poeira é suficiente para causar crise alérgica numa pessoa, com sintomas como a falta de ar.

“A concentração de 100 ácaros por grama de poeira já é o bastante para provocar alergia, embora não gere crise”.

– Infestações por ácaros:

As infestações por ácaros são muito comuns.

As fezes dos ácaros ou os que estejam mortos liberam uma poeira fina que ao ser inalado pode provocar alergias, como por exemplo, a rinite alérgica.

Ácaros em estado de larva também penetram em nossa pele. Penetram em um poro ou folículo de cabelo se alimentando do fluido das células do corpo.
Assim podem provocar uma irritação da pele, causando coceira e por vezes inflamando.

As infestações por ácaros são tratadas aplicando cremes que contenham permetrina ou uma solução de lindano.
Depois do tratamento com permetrina ou lindano, em determinados casos são utilizadas pomadas com corticóides durante alguns dias, com o fim de aliviar o prurido (comichão) até que todos os ácaros tenham sido eliminados.