Como se Planejar Financeiramente para o Fim de Ano

Escrito por

Fim de ano é a época em que mais gastamos dinheiro. Muitas vezes nem o décimo terceiro salário dá conta de tudo! Afinal, as despesas vão de presentes e ceia de Natal, festa de Réveillon, roupas e beleza para as ocasiões até viagens de férias. A hora de começar a organizar seu orçamento é agora. Confira nossas dicas.

Fim do Ano: Comece a Planejar seus Gastos em Novembro

A melhor maneira de evitar virar o ano sem um tostão no bolso é começar a se planejar financeiramente no início de novembro, logo que o seu pagamento entrar na conta.
Dessa forma, você já poderá realizar algumas compras desde já, aliviando o montante de gastos de dezembro.

porquinho papai noelEm novembro você poderá adquirir uma roupa nova para o Réveillon, itens indispensáveis para usar durante uma viagem de férias, alguns alimentos congeláveis para a ceia de Natal, fazer reservas para uma festa de Ano Novo.

Se você deseja dar a uma pessoa um presente de plena aceitação – ou seja, que não correrá o risco de precisar ser trocado -, providencie-o agora. O prazo de troca do item será irrelevante.

Decoração festiva, como árvore de Natal e itens para enfeitar a mesa para as comemorações, já podem ser adiantados.

Se você não tiver dinheiro sobrando em novembro, pague essas compras com cartão de crédito. Ele poderá ser quitado com o seu décimo terceiro. Mas cuidado: seja moderado. As despesas serão realmente volumosas em dezembro. Não torre o seu bônus agora.

Planejamento Financeiro de Fim de Ano: Dezembro

A menos que você receba o seu décimo terceiro salário junto com o seu salário normal, planeje bem em que momentos do mês você deverá realizar essas ou aquelas compras.

Se o seu pagamento regular vier antes do seu bônus, resista à tentação de sair fazendo compras imediatamente. Pague suas contas em dia, e aguarde até o dinheiro extra entrar na conta para realizar outros gastos.

Se você já puder quitar a sua fatura do cartão de crédito, poderá começar a comprar alguns presentes desde já. Mas tenha muita atenção para não exagerar. Você não terá um décimo quarto salário em janeiro para pagar a próxima fatura.

calculadora bolas de natal

O ideal, contudo, é comprar à vista. O risco de se enrolar mais adiante é bem menor.

Faça uma planilha com a lista de coisas que ainda precisam ser providenciada. Coloque o seu saldo atual ao lado, e estabeleça um limite de gastos para cada item. Atualize-a com o novo saldo bancário a cada visita a uma loja.

Liste o número de pessoas que você deverá presentear e calcule uma quantia para todas elas. Coloque um teto para suas idas ao salão de beleza. Se você vai dar festas em casa, calcule todas as despesas envolvidas, da comida à decoração.

No tocante a uma suposta viagem de férias, é possível que você já tenha adiantado alguns preparativos quando decidiu fechar um pacote ou optar por um destino. Coloque o que está faltando na ponta do lápis: tudo deve estar contemplado no seu orçamento.

Tudo isso pode ser realizado com uma boa organização e acompanhamento minucioso da sua movimentação financeira. Entretanto, se você pretende quitar dívidas com parte do seu décimo terceiro salário, adapte suas realizações para um modo mais modesto.