Como Planejar o Espaço do Banheiro

Escrito por

Algumas pequenas dicas podem ser de grande valia na hora de planejar um banheiro. Com elas é possível aproveitar até mesmo os espaços mais apertados.

Banheiros não costumam ser os cômodos mais amplos da casa. Ao mesmo tempo, lá é lugar de todos os hábitos de higiene de seus moradores, precisando comportar alguns equipamentos fundamentais.

Saiba como planejar um banheiro tendo em vista o melhor aproveitamento possível de seu espaço.

Box, Pia e Espelho do Banheiro

O box deve ir do chão até a altura do chuveiro e não até o teto. Ele deve permitir o movimento dos braços necessários para a lavar a cabeça. Portanto, ele deve ter no mínimo 80 cm de largura.

pia-banheiroPara a pia, escolha um gabinete que tenha uma profundidade de pelo menos 55 cm com 80 cm de largura, e também de altura.

A cuba da pia deve ser bem grande para evitar que a água respingue na bancada. No entanto, lavabos minúsculos pedem cubas pequenas (muitas vezes sem bancada) e prateleiras bem estreitas.

Torneiras podem ser de vários tipos e devem se adaptar aos espaço disponível.

Espelhos são um ótimo recurso para ampliar o banheiro. Além de colaborar com o ganho de espaço, eles ajudam a melhorar a iluminação, pois refletem e espalham a luz.

A borda superior do espelho deve ficar a 1,80m do chão.

Louças Sanitárias e Chuveirinho

Deixe 20 cm de largura de espaço em volta de cada lado do vaso sanitário ou do bidê. Em frente deles, reserve de 55 a 60 cm.

Vasos sanitários sem caixa acoplada ocupam menos espaço.

Substitua o bidê por um chuveirinho se você tiver problema de espaço. Ele deve ser colocado do lado esquerdo do vaso a uma altura de 60 cm do chão.

Banheiros: Instalação de Móveis e Objetos

Para instalar prateleiras, espelhos, cabides, porta-toalhas, porta-xampus, papeleiras e armários no banheiro, é preciso tomar alguns cuidados.

Furando Azulejos

Para prender acessórios nas paredes do banheiro, fure os azulejos com cuidado

Para prender acessórios nas paredes do banheiro, fure os azulejos com cuidado

Limpe com água e sabão e depois seque bem a área dos azulejos onde será colocado o acessório. Marque a posição horizontal dos furos com nível de bolha e, em seguida, a localização dos ganchos e dos pontos de perfuração.

Use uma fita adesiva e dê uma leve martelada com um prego sobre a superfície apenas para marcar onde deve ser furado.
A fita serve para que o prego não escorregue antes de marcar a parede.

Com uma broca de videa, faça o furo onde deverão ficar o parafuso e a bucha que usualmente acompanham estes acessórios de banheiro. Segure a furadeira com as mãos bem firmes. Primeiro, será preciso atravessar a espessura do azulejo.

Os furos não devem ter bordas lascadas.

Utilizando Fita Adesiva

Objetos menores e não tão pesados podem ser colocados sem que seja necessário perfurar a parede e os azulejos. Use fita adesiva dupla face.

Após marcar com a trena a localização do objeto e seu exato contorno, cole os adesivos na parede. Em seguida, obedecendo às marcações, pressione o objeto contra a parede e contra os adesivos.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: amandabhslater, butkaj.com, Jeremy Levine Design