Algumas pequenas dicas podem ser de grande valia na hora de planejar um banheiro. Com elas é possível aproveitar até mesmo os espaços mais apertados.[clear]
Banheiros não costumam ser os cômodos mais amplos da casa. Ao mesmo tempo, lá é lugar de todos os hábitos de higiene de seus moradores, precisando comportar alguns equipamentos fundamentais.
Saiba como planejar um banheiro tendo em vista o melhor aproveitamento possível de seu espaço.
[h2 type=”2″ width=””]Box, Pia e Espelho do Banheiro[/h2]
O box deve ir do chão até a altura do chuveiro e não até o teto. Ele deve permitir o movimento dos braços necessários para a lavar a cabeça. Portanto, ele deve ter no mínimo 80 cm de largura.
Para a pia, escolha um gabinete que tenha uma profundidade de pelo menos 55 cm com 80 cm de largura, e também de altura.
A cuba da pia deve ser bem grande para evitar que a água respingue na bancada. No entanto, lavabos minúsculos pedem cubas pequenas (muitas vezes sem bancada) e prateleiras bem estreitas.
Torneiras podem ser de vários tipos e devem se adaptar aos espaço disponível.
Espelhos são um ótimo recurso para ampliar o banheiro. Além de colaborar com o ganho de espaço, eles ajudam a melhorar a iluminação, pois refletem e espalham a luz.
A borda superior do espelho deve ficar a 1,80m do chão.
[h2 type=”2″ width=””]Louças Sanitárias e Chuveirinho[/h2]
Deixe 20 cm de largura de espaço em volta de cada lado do vaso sanitário ou do bidê. Em frente deles, reserve de 55 a 60 cm.
Vasos sanitários sem caixa acoplada ocupam menos espaço.
Substitua o bidê por um chuveirinho se você tiver problema de espaço. Ele deve ser colocado do lado esquerdo do vaso a uma altura de 60 cm do chão.
[h2 type=”2″ width=””]Banheiros: Instalação de Móveis e Objetos[/h2]
Para instalar prateleiras, espelhos, cabides, porta-toalhas, porta-xampus, papeleiras e armários no banheiro, é preciso tomar alguns cuidados.
[h3 type=”2″]Furando Azulejos[/h3]
Limpe com água e sabão e depois seque bem a área dos azulejos onde será colocado o acessório. Marque a posição horizontal dos furos com nível de bolha e, em seguida, a localização dos ganchos e dos pontos de perfuração.
Use uma fita adesiva e dê uma leve martelada com um prego sobre a superfície apenas para marcar onde deve ser furado.
A fita serve para que o prego não escorregue antes de marcar a parede.
Com uma broca de videa, faça o furo onde deverão ficar o parafuso e a bucha que usualmente acompanham estes acessórios de banheiro. Segure a furadeira com as mãos bem firmes. Primeiro, será preciso atravessar a espessura do azulejo.
Os furos não devem ter bordas lascadas.
[h3 type=”2″]Utilizando Fita Adesiva[/h3]
Objetos menores e não tão pesados podem ser colocados sem que seja necessário perfurar a parede e os azulejos. Use fita adesiva dupla face.
Após marcar com a trena a localização do objeto e seu exato contorno, cole os adesivos na parede. Em seguida, obedecendo às marcações, pressione o objeto contra a parede e contra os adesivos.