Piscina… equipamento necessário!

Escrito por

O equipamento de uma piscina é fundamental para limpeza física da água.

Após a elaboração do projeto da piscina e de conhecimento do volume de água a ser tratada, compre um conjunto filtrante (Filtro e Bomba) com uma vazão de filtração compatível com o volume total de água da piscina.

Normalmente para piscinas residências os fabricantes especificam filtros com capacidade de filtrar o volume da piscina em 8 horas, para piscinas publica é indicado filtrar todo o volume da piscina em 6 horas.

Ex: Piscina Residencial de 50 m3 = 50.000 litros. A capacidade do filtro tem que ser de 6.250 Litros/hora. 6.250 litros x 8 horas = 50.000 litros.

Os filtros mais comuns encontrados no mercado são de alta vazão e usam como elemento filtrante areia especial. Filtros de cartucho possuem uma capacidade maior de retenção mas exigem uma freqüência maior de limpeza. Algumas empresas já dispõe deste produto para comercialização.

No filtro de alta vazão com areia é importante fazer a lavagem do elemento filtrante (retrolavagem) sempre que a pressão interna for superior a 1,5 Kg/cm2. Esta pressão é indicada no manômetro da válvula.

Projete a casa de máquinas com tamanho ideal para instalação do equipamento, que seja arejada e se possível com a possibilidade de guardar acessórios e produtos.
É importante a existência de um ralo para drenagem se por ventura ocorrer um vazamento.

Numa piscina convencional usa-se dois dispositivos de retorno, um dispositivo de aspiração, um skimmer (Coadeira de superfície) e um ralo de fundo.
Para uma maior eficiência do equipamento os dispositivos de retorno devem ficar do lado oposto ao Skimmer e ralo de fundo.

O dispositivo de aspiração geralmente esta localizado na distancia média do comprimento da piscina, este procedimento permite uma melhor recirculação da água, já que a pressão que sai dos dispositivos de retorno empurram a sujeira para o skimmer e ralo de fundo facilitando a limpeza e proporcionando economia de produto e material de instalação.

Para piscinas residenciais os equipamentos e os dispositivos são dimensionados para receber uma tubulação de 50mm Plástico.

É importante evitar o maior numero de curvas possível, pois este procedimento causa perda de vazão.
Nunca use tubos e conexões com medida inferior as recomendadas pelo fabricante dos equipamentos.

Deve-se ter uma grande preocupação em relação à segurança na piscina que pode ir desde um modelo de escada resistente até a instalação de 2 drenos de fundo, com a intenção de reduzir o poder de succção da moto bomba instalada na piscina.

No mundo inteiro existem casos de acidentes ocorridos com banhistas, onde muitas das vezes a causa da tragédia foi a falta de orientação na hora da construção da piscina ou no dimensionamento dos equipamentos.

Os acessórios

Os acessórios auxiliam no trabalho de limpeza física da água.

Abaixo relacionamos os acessórios básicos para manutenção de uma piscina residencial:

- Cabo de Alumínios

- Rodo aspirador

- Mangueira Flutuante

- Ponteiras para Mangueira

- Escova de Nylon

- Escova de Aço

- Adaptador de Aspiração

- Peneira Cata Folha

- Equipamentos de segurança também é recomendado para aplicação de produtos químicos.

- Óculos / Luvas / Recipiente

-Equipamentos e acessórios são facilmente encontrados em lojas especializadas, peça orientação ao profissional no momento de sua compra.

fonte:Pisos Eliane